"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

SE O TRIBUNAL DEMORAR A JULGAR LULA, PODERÁ CAUSAR UMA CONFUSÃO DOS DIABOS


Charge do Edra (Arquivo Google)
A boataria é intensa e a possibilidade de candidatura de Luciano Huck muda bastante o quadro eleitoral. Segundo o jornalista Antonio Temóteo, do Correio Braziliense, o apresentador da TV Globo já montou uma equipe para realizar pesquisas e tem investido em “bigdata” (banco de dados) para analisar os indicativos e as reais possibilidades de ser eleito presidente da República. Sonhar ainda não é proibido, dificilmente esta candidatura acontecerá. De toda forma, porém, faz aumentar as especulações sobre dois partidos que ainda não se definiram – o DEM e o PPS, cujos dirigentes já tiveram reuniões com Huck.
No PPS, a vaga está aberta, à disposição, mas no DEM ainda há forte concorrência. Além da possibilidade de lançamento do apresentador da Globo, fala-se também em candidatura de João Doria Jr. ou Rodrigo Maia. E a boataria não cessa.
“MENAS VERDADE” – Devido ao descolamento de Rodrigo Maia, que paulatinamente está levando o DEM para a oposição ao governo Temer, o Planalto tem espalhado a informação de que Rodrigo Maia trabalha para ser candidato à Presidência, mas é “menas verdade”, como diria o eterno candidato Lula da Silva.
A estratégia de Rodrigo Maia, por enquanto, não é disputar a sucessão de Temer, seu propósito é lançar um candidato com chances e que possa revigorar a legenda. Maia quer ser no DEM o que Roberto Jefferson é no PTB – uma espécie de dono do partido. Por enquanto, o candidato preferencial do DEM é João Doria, mas Luciano Huck também serve.
Para se fortalecerem eleitoralmente, tanto Dória quanto Huck terão de escolher um vice-presidente com história política e… ficha limpa, um predicado muito raro nos dias de hoje.
TUDO EMBARALHADO – O fato concreto é que a situação é muito confusa, especialmente porque não se sabe se Lula será candidato ou não. Se o Tribunal Regional Federal da 4ª Região condená-lo por unanimidade no início do ano, não haverá Embargos Infringentes, os demais recursos jurídicos serão logo rejeitados e a candidatura irá pelo espaço. Sem a participação do favorito Lula, todo o quadro eleitoral muda, começa tudo de novo.
Mas se o TRF-4 demorar muito a julgar Lula e só condená-lo após o registro da candidatura, causará uma confusão dos diabos, pois os exércitos de Stédile (PT) e de Boulos (PCdoB) sairão às ruas, com apoio total da UNE e de outras entidades estudantis, além das centrais e dos sindicatos, que acabam de perder a boca rica da contribuição obrigatória dos trabalhadores e estão desesperados.
Em clima de enfrentamento, com toda certeza terá de haver a intervenção militar, tão sonhada pelos admiradores do autoritarismo Há quem se engane e defenda uma “intervenção temporária” dos Forças Armadas, mas ninguém sabe como isso irá acabar. Em 1964 também seria uma “intervenção temporária”, e durou 21 anos. Quer dizer, poderemos caminhar para trás feito Eduardo Cunha, o “Caranguejo”.
###
P. S. – Como disse o  célebre almirante Francisco Barroso, o Brasil espera que cada um cumpra seu dever. Ou seja, espera-se que o TRF-4 tenha consciência de suas responsabilidades, julgue com presteza o réu Lula, condene ou absolva na forma da lei, mas decida logo a questão, sem atirar o Brasil na insegurança jurídica e social. (C.N.)

02 de novembro de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário