"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

MAIS UM FINAL DE SEMANA TENEBROSO PARA DILMA, O PT E A FAMÍLIA LULA DA SILVA


Resultado de imagem para revista veja charges
Charge do Laerte, reprodução do Portal UOL

















É impressionante. Parece a chamada tortura chinesa, em que o sofrimento aumenta a cada dia. É exatamente o que está acontecendo com a presidente afastada Dilma Rousseff, com o que restou da base aliada e com a família Lula da Silva. Para eles, não há o menor sinal de luz no final do túnel, é uma escuridão perpétua. Todo final de semana, invariavelmente, saem notícias tenebrosas nas revistas, nos jornais e na mídia eletrônica.
Desta vez o drama começou na sexta-feira, com o novo indiciamento de Lula, juntamente com a mulher Marisa Letícia, o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e um diretor da empreiteira, Paulo Gordilho, responsável pelas reformas do tríplex e do sítio de Atibaia.
É o segundo indiciamento de Lula. A primeira vez foi por obstrução à Justiça, devido à tentativa de comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras. No dia 29 de julho, o juiz Roberto Leite, da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília, aceitou a denúncia e Lula passou a ser réu, junto com Delcídio Amaral e outros quatro envolvidos.
NA REVISTA VEJA – Uma semana depois de adiantar detalhes da delação de Léo Pinheiro, a Veja dobrou a meta, ao revelar que o preço do tríplex em Guarujá e da luxuosa reforma seria abatido das propinas que a OAS tinha de pagar ao PT, segundo o depoimento do empreiteiro Léo Pinheiro, que ter ocorrido a mesma situação na reforma do sítio de Atibaia, cujas despesas seriam cobertas com as propinas do PT.
A informação da Veja foi confirmada pela Folha, dando conta de que, na delação do empresário, também são citados a presidente Dilma Rousseff, pelo caixa dois eleitoral, e o senador Aécio Neves e o atual ministro José Serra, envolvidos em corrupção quando governavam Minas Gerais e São Paulo.
A IstoÉ completou a festa, com uma matéria sobre os imóveis que pertencem a Lula e estão em nome de “laranjas”. O texto citou mais um apartamento “vendido” ao ex-presidente pela Bancoop, a cooperativa do Sindicato dos Bancários de São Paulo que foi dilapidada pelos gestores petistas, entre os quais João Vaccari e Ricardo Berzoini.
LULA NÃO CONVENCE – As denúncias tiveram respostas do Instituto Lula e do próprio ex-presidente, mas os argumentos são patéticos. Diz Lula que seu indiciamento não passa de mais um “factóide”, na tentativa de impedir sua candidatura à eleição presidencial de 2018. “Podem trazer os maiores investigadores do mundo aqui que não vão provar que esse apartamento é meu”, ironizou.
Quanto ao fato de Lula comparar o tríplex com os imóveis de “Minha Casa Minha Vida”, para minimizar a denúncia, isso é um desrespeito às famílias que participam do modesto programa habitacional. O tríplex de Lula tem 300 m². Portanto, é sete vezes maior do que os imóveis do “Minha Casa Minha Vida” e possui piscina e elevador privativo, além de uma cozinha hollywoodiana, montada pela OAS e igualzinha à do sítio de Atibaia, uma exigência de dona Marisa.
DILMA TRANQUILA? – No pior final de semana da vida de Dilma Rousseff, tentam mostrar que ela está tranquila. O advogado José Eduardo Cardozo deu até declarações de que ela teria ficado satisfeita com os debates no Senado. Na verdade, Dilma não assiste a seu próprio julgamento. Por recomendação médica, há meses não lê jornais nem revistas e também não assiste aos telejornais. Tem sido “informada” através de textos redigidos pelos assessores, que “amaciam” as notícias para não estressá-la.
A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) disse que “Dilma dorme como uma pedra” e lhe sugeriu “tomar um vinho”, ao invés de usar soníferos. Tudo conversa fiada. Dilma está proibida de consumir bebidas alcoólicas, porque interagem com o fortíssimo medicamento tarja preta que toma diariamente (Olanzapina), indicado para esquizofrenia.
É por essas e outras que o noticiário político brasileiro sempre precisa de tradução simultânea.

29 de agosto de 2016
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário