"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

GILMAR MENDES ACREDITA QUE LULA VÁ RECORRER DO INDICIAMENTO NO CASO DO TRIPLEX


Resultado de imagem para Gilma Mendes
Gilmar Mendes lembra o samba: “Primeiro, é preciso julgar…”




















O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disporá de diversos caminhos para tentar impugnar qualquer decisão que o afete em meio ao indiciamento feito pela Polícia Federal. O petista foi indiciado no inquérito que investiga o tríplex do Condomínio Solaris, no Guarujá, litoral paulista.
O ministro falou após seminário comemorativo dos 75 anos da Justiça do Trabalho e 70 anos do Tribunal Superior do Trabalho, na Fundação Getulio Vargas, no Rio. Gilmar Mendes citou que Lula poderá utilizar um “eventual habeas corpus ou até o trancamento do inquérito, se for o caso”.
O presidente do TSE evitou fazer avaliações sobre o caso. “Não vou emitir juízo sobre isso até porque os fatos que existem em relação ao ex-presidente estão ainda sendo investigados”, afirmou.
Mendes acrescentou que “é preciso primeiro julgar, como dizia o samba, para depois condenar”. “Vamos aguardar o pronunciamento da Justiça”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Lula já é réu na 10ª Vara Federal Criminal de Brasília, por decisão do juiz Ricardo Leite, sob acusação de obstruir a Justiça, ao comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras. Agora, está indiciado e vai se tornar réu também em função da lavagem de dinheiro (ocultação de patrimônio), no caso do tríplex do Guarujá. Há outras investigações em curso, na República de Curitiba (sítio de Atibaia, usurpação de bens pertencentes à União e corrupção na Petrobras), no Supremo (obstrução da Justiça no caso da frustrada nomeação dele para a Casa Civil) e no Ministério Público do Distrito Federal (apropriação de bens pertencentes à União). É um verdadeiro festival de crimes e vigarices(C.N.)

29 de agosto de 2016
Deu no Correio Braziliense
(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário