"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

OS 'MORTADELAS' OCUPAM A CASA DE NOCA

Militantes “ocupam” o Planalto e dizem que não sairão do palácio


Militantes do PT estão acampados no salão nobre do Palácio
O salão nobre do Palácio do Planalto foi ocupado nesta segunda-feira, dia 9, por cerca de 80 militantes de movimentos sociais e do PT, em resistência ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Os manifestantes assistiram à cerimônia de criação de universidades e escolas técnicas, com a presença de Dilma, ministros e parlamentares, e, ao fim da solenidade, anunciaram a decisão de continuar no salão, transformado em palanque, com discursos e palavras de ordem.
Ainda durante a cerimônia, os manifestantes interromperam os discursos do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e da presidente Dilma para comemorar a decisão do presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular o trâmite do processo de impeachment, em atendimento ao pedido da Advocacia Geral da União (AGU). “Uhu, Maranhão”, gritavam em euforia. “O Palácio é nosso. Não vai ter golpe, já tem luta”, bradavam.
MUITAS FAIXAS
Os manifestantes levaram faixas com as inscrições como “Fica, querida”, “Xô, Temer”, “Fora Cunha”, “Acorda, Brasil, é golpe”. Algumas bandeiras foram penduradas nas janelas do palácio. Vestida com uma camiseta vermelha com os dizeres “Dilma, conte comigo”, a enfermeira Edva Aguilar disse que os manifestantes não sairão do Salão Nobre.
“Enquanto não pararem essa palhaçada, nós ficaremos acampados aqui”, avisou Edva. “Somos um escudo de proteção da Dilma. Não vamos deixá-la sair. O que está acontecendo no País é pior do que 1964. É o golpe dos togados”.
Depois da solenidade, militantes do PT e do PC do B e representantes de movimentos sociais tomaram conta do palco reservado às autoridades.
PALÁCIO OCUPADO
“Vamos afastar essas cadeiras e nos instalar aqui. A partir de agora, o Palácio do Planalto está ocupado”, gritou Wellington Bernardo, do Movimento de Luta em Bairros, Vilas e Favelas, do Rio Grande do Norte, também integrante da Central de Movimentos Populares. “Só vamos sair quando essa questão do impeachment for encerrada”, afirmou. Logo depois que Dilma deixou o Salão Nobre, deputados e senadores se uniram aos manifestantes.
Enquanto um grupo negociava com seguranças permissão para usar os banheiros do segundo andar do Palácio, onde fica o Salão Nobre, outros militantes ajudavam os funcionários da limpeza a empilhar as cadeiras usadas para acomodar os convidados da cerimônia da manhã.
EM RITMO DE FESTA
Os manifestantes dançaram uma ciranda, de mãos dadas, e fizeram um círculo em torno de bandeiras estendidas no chão, de movimentos como Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional dos Estudantes (UNE), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLP), entre outros. “Pisa ligeiro, pisa ligeiro, quem não pode com a formiga não assanha o formigueiro”, cantavam em coro.
“Vamos incendiar esse País em defesa da democracia. Hoje é dia de comemorar, vamos sair mais fortes”, discursou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), carregado nos braços pelos militantes. Logo apareceu um megafone e os representantes dos movimentos sociais passaram a se revezar em cânticos e discursos. Surgiu também um violão, melhorando a cantoria.
RESISTÊNCIA E EUFORIA
“Vamos transformar esse espaço em resistência, como os quilombolas e nossos ancestrais. Ditadura é um bicho que custa a morrer, liberdade é um sonho que custa a agarrar”, cantou a professora e atriz de teatro de rua Meire Pedroso, de 60 anos, que viajou de São José dos Campos (SP) para Brasília para se unir à mobilização contra o impeachment.
Funcionários da Presidência da República também estavam eufóricos com a anulação do processo de afastamento de Dilma.  “Acabou, acabou (o impeachment), vocês vão ver”, comemorou um servidor no mezanino do Salão Nobre.
09 de maio de 2016
Luciana Nunes Leal, Vera Rosa e Tânia Monteiro
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário