"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 3 de março de 2015

SUPERAVIT PRIMÁRIO, UM SOFISMA DAS CONTAS PÚBLICAS




Reportagem de Marta Beck, Cristiane Jungblut e Fernanda Kracovics, O Globo de 27 de fevereiro, revela que a presidente Dilma Rousseff vai editar um decreto ampliando em 65,5 bilhões de reais os cortes nos gastos do Tesouro até o mês de abril, no sentido tanto, é claro, de reduzir as despesas públicas, quanto para assegurar o enigmático superávit primário, que não passa de um sofisma para os desembolsos e receitas do Executivo. Inclusive, na mesma sexta-feira, O Estado de São Paulo publicou matéria acentuando que o superávit primário registrado em janeiro (10,4 bilhões de reais) foi o menor dos últimos seis anos. Mas afinal de contas, o que é superávit primário?

Trata-se do confronto entre a receita e a despesa, afastando-se o pagamento que o governo faz à rede bancária, dos juros de 12,25% ao ano, para rolar a dívida interna do país. Assim, feitas as contas reais, o superávit primário transforma-se em déficit secundário. Basta comparar o endividamento nacional, de acordo com o levantamento do companheiro Flávio José Bortolotto, neste site, de 2,2 trilhões de reais, sobre o qual recaem os juros, com o desempenho da arrecadação.

Do total da dívida, apenas 8% refere-se a compromissos em dólar, portanto com taxas menores, porém com riscos de câmbio maiores. Mas para simplificar, vamos apenas levar em conta o número redondo de 2 trilhões de reais. Ora, 12,25% em cima de 2 trilhões representam a obrigação de um desembolso anual em torno de 250 bilhões de reais. Então aonde vai parar o superávit primário? Em lugar algum.

Por que os governos não falam diretamente no déficit das despesas incluindo os juros? Afinal, eles existem e, para citar Einstein, o que existe aparece. Partir para o sofisma do superávit primário é tentar ocultar a verdade da opinião pública. É de fato, um esforço para iludir a população brasileira. Superávit primário é algo que só existe no papel.

NÃO ACREDITEM

Há a versão de que os cortes projetados para direitos sociais, como a redução de 50% na pensão por morte legada pelos segurados aos seus herdeiros legais, referem-se a um movimento para reduzir a dívida interna líquida do Brasil.
Não acreditem. Para diminuir o estoque acumulado do endividamento (2,2 trilhões de reais), seria indispensável pagar os juros de 250 bilhões (reais) e, em seguida abater-se alguma fração do total da dívida. Caso contrário, não se está diminuindo dívida alguma.

Essa conta é fácil de fazer. Qualquer um pode realizá-la. É só comparar com as dívidas ou com os crediários que têm pela frente. Não acreditem, por exemplo, que existam ofertas de crédito sem incidência de juros. Não é possível. Os juros já vêm embutidos nos preços das prestações. Para decifrar o enigma (falso enigma) do superávit primário, é suficiente cotejar os juros, de um lado, com o estoque da dívida de outro.
Um lance simples de cálculo, mas que os PHDS tornam nebulosos, tentando passar a ideia de que a ocorrência do tal superávit primário significa um resultado positivo, um avanço nas contas públicas.

O mesmo que cada um fizesse o cálculo de suas despesas mensais excluindo, por exemplo, as despesas com alimentação. Surgiria um superávit hipotético, um falso estímulo para aplicações na poupança mensal. Nada disso. Superávit é superávit, incluindo-se todos os fatores. O mesmo raciocínio aplica-se para desvendar o déficit real. É isso aí.

03 de março de 2015
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário