"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 3 de março de 2015

PEDIDOS DE INQUÉRITO DA LAVAJATO ENFIM CHEGAM AO SUPREMO




Os pedidos de investigação sobre políticos citados na Operação Lava Jato estão sendo enviados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta terça-feira (3). A expectativa na corte é que as peças cheguem ao final do dia. A partir da entrega, o relator dos processos no Supremo, ministro Teori Zavascki, passará a analisar cada um dos pedidos.

Conforme a reportagem apurou, Janot irá pedir que Zavascki levante o sigilo das investigações – o que deve ser aceito pelo ministro. A decisão do magistrado, no entanto, não tem prazo para acontecer. Além disso, como o ministro irá avaliar cada um dos cerca de 40 pedidos de investigação e só divulgará sua decisão ao final desta análise, a revelação dos nomes e possíveis crimes cometidos por políticos acontecerá mais para o final da semana ou somente na semana que vem.

Caso as expectativas se confirmem e Zavascki levante o sigilo dos inquéritos, será possível acompanhar os processos através do site do STF. As justificativas para os pedidos de investigação também poderão ser acessadas. O sigilo só deve ser mantido em casos de diligências que possam ser frustradas caso sejam reveladas – como no caso de um eventual pedido de grampo telefônico, por exemplo.

MENOS ASSÉDIO

Com a entrega do material, Janot espera que o assédio que vem sofrendo de políticos seja dividido com Zavascki e o STF. Conforme a Folha de S.Paulo revelou, deputados e senadores o tem procurado com a justificativa de discutir projetos que tramitam no Congresso ou simplesmente agendar visitas de cortesia.

Como boa parte dos políticos que têm feito tais pedidos estão na lista de investigados, procuradores que atuam no caso acreditam que eles tentam, na verdade, confirmar se serão ou não alvo de inquéritos no STF. Apesar dos pedidos, Janot não tem recebido esses políticos.

Quando Zavascki derrubar o sigilo dos pedidos de investigação, Janot e procuradores que fazem parte do grupo de trabalho da Lava Jato devem promover uma entrevista coletiva para debater as ações e explicar os rumos das investigações.

TRANSPARÊNCIA

De acordo com pessoas próximas aos procuradores, Janot gostaria até mesmo que todo o conteúdo das delações tivessem seus sigilos levantados por Zavascki, o que não deve acontecer num primeiro momento. A avaliação é que, como todas as situações citadas nas delações foram enfrentadas pelos procuradores, seja para pedir aberturas de investigações seja para pedir o arquivamento, a abertura dos depoimentos encerraria especulações sobre o trabalho de Janot.
Nos últimos dias ele têm se queixado de reportagens que insinuam que ele poderia estar protegendo alguma autoridade citada nas delações.

03 de março de 2015
Deu em O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário