"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 3 de março de 2015

ALI BABÁ, A CAVERNA E OS 40 LADRÕES

Generalizou-se no mundo ocidental uma distorção da lenda árabe, como se Ali Babá fosse o chefe dos quarenta ladrões. Não foi. Pelo contrário, ele descobriu a senha para entrar na caverna e montou uma armadilha para passar os bandidos pela espada. O que fez com o monumental tesouro ainda hoje gera controvérsias.

Sendo assim, Rodrigo Janot, Procurador Geral da República, deve ser visto como alguém que conseguiu pronunciar o “Abre-te Sésamo” e agora atua para que a justiça seja feita contra os políticos envolvidos no escândalo da Petrobras. Ao Supremo Tribunal Federal caberá o papel de carrasco dos ladrões, não se sabe exatamente se todos os quarenta que serão conhecidos hoje. Sempre poderá haver alguém em condições de ser declarado inocente nos inquéritos por abrir.

Dessa etapa fundamental do chamado “petrolão” salta aos olhos a semelhança entre a caverna, dita do Ali Babá, e a Petrobras. Existem os que pretendem destruir a empresa, sob pretexto da punição ao crime, aproveitando a oportunidade de privatizá-la por haver servido para guardar incontáveis produtos do roubo promovido pelos ladrões.

A manobra desenvolvida pelo choque entre os grandes cartéis internacionais envolve a queda nos preços do petróleo e o esforço da Arábia Saudita para não reduzir a produção. A meta dos sheiks seria prejudicar e se possível interromper a empreitada do xisto betuminoso em que se lançam os Estados Unidos para substituir sua dependência do Oriente Médio. Complicada a equação, capaz de atingir a Rússia e outros produtores de petróleo e gás.

E especialmente o Brasil, pois com o barril a menos de 50 dólares o pré-sal se tornará inviável.
A gente fica pensando se o nosso Ali Babá tem presente todas essas e outras considerações a respeito da importância de preservar a caverna, mesmo punindo os ladrões.

CARTAS EMBARALHADAS

Eduardo Cunha, presidente da Câmara, embaralhou mais uma vez as cartas. Declarou, num culto evangélico, que a maioria dos brasileiros são conservadores e que a sociedade pensa como ele, tornando-se necessário o exercício das tendências da maioria. Não apenas ele é conservador, mas a sociedade.
Que sociedade, cara pálida?
 
PRIMEIRO PASSO: ACABAR COM A REELEIÇÃO

Pronunciando-se sobre a reforma política, o senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, sugeriu que o primeiro passo venha a ser a extinção do princípio da reeleição. Trata-se de uma alteração constitucional que a maioria do Congresso apoia. Depois dela, outras virão naturalmente. Pode ser...

03 de março de 2015
 Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário