"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

COM A PRESENÇA DE FHC, CONGRESSO COMEMORA 20 ANOS DO REAL



Com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o Congresso Nacional promove na manhã desta terça-feira, sessão solene em homenagem aos 20 anos do Real. A adoção da nova moeda foi o mais importante passo de um plano que acabou com a hiperinflação no Brasil e criou bases que, até hoje, garantem a estabilidade da economia nacional.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, também participará do evento pedido pelo PSDB, assim como Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central (1997-1999), e as bancadas tucanas na Câmara e no Senado.

Como apontou Franco em artigo publicado no fim de semana, na próxima sexta feira, serão completadas duas décadas da publicação da Medida Provisória nº 434, que introduziu a chamada URV (Unidade Real de Valor),  usada como padrão de valor monetário.

A MP determinava que, quando a URV fosse emitida em forma de cédulas, o cruzeiro real seria extinto e a URV teria seu nome mudado para real.  
Em 1º de julho de 1994, a nova moeda começou a circular.

25 de fevereiro de 2014
De Política Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário