"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

STF vai rachado para decisão sobre validade de embargos infringentes que mudariam todo o Mensalão
 
Provavelmente na quinta-feira que vem, o Supremo Tribunal Federal passará pela grande prova de fogo. Os ministros deverão ratificar que os embargos infringentes não são recursos cabíveis no julgamento do Mensalão, para que o tão espero “transitado em julgado” fique mais próximo de uma conclusão. Na verdade, tudo nem deveria ser questionado, já que um regulamento não pode se sobrepor a uma lei. Mas o STF vai dividido para a votação.
Ontem, como era previsto, o STF impôs mais uma derrota ao poderoso José Dirceu de Oliveira e Silva, embora os ministros José Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio de Mello tivessem tentado lhe diminuir a pena. Novamente, saiu vencedor o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, defensor da tese de que Dirceu se valeu de sua posição de proeminência nos planos partidário, político e administrativo para comandar o Mensalão.
O argumento de Toffoli, Lewandowski e Mello não foi aceito pela maioria e Dirceu continua condenado a dez anos e dez meses de prisão mais multa de R$ 676 mil pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha – por ter sido considerado o mandante do esquema de compra de parlamentares em troca de votos a favor do governo na gestão do Presidentro Lula.
Ex-assessor de Dirceu antes de ser premiado com o emprego vitalício no STF, Toffoli chegou a propor que a pena de formação de quadrilha fosse revista para 2 anos, 5 meses e 22 dias de reclusão, ou seja, seis meses a menos do que o previsto no acórdão. Lewandowski chegou a reclamar que a corte elevou a pena por formação de quadrilha em 75% do intervalo possível, o que não se mostrava razoável, nem proporcional. Marco Aurélio os acompanhou na alegada falha na dosimetria da pena. 
 
Mas a maioria do STF rejeitou os embargos de declaração apresentados à Corte pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu que tentou pedir que Joaquim Barbosa fosse afastado da relatoria do processo, uma vez que o regimento do STF impediria a atuação do presidente da Corte. Dirceu também acusou Barbosa de ter ignorado testemunhos favoráveis a ele. Pediu a redução da pena. E sua defesa voltou a alegar que não praticou os crimes no Mensalão.
Subindo...
Onde fica a governabilidade em um País no qual a decisão sobre um inevitável aumento no preço dos combustíveis depende, diretamente, do crescimento da popularidade da Presidenta da República?
Eis a pergunta feita ontem por grandes investidores internacionais, que aplicam seus recursos em ações da Petrobrás e vêm amargando prejuízos com a intervenção indevida que o campimuismo tupiniquim promove na governança corporativa de uma de suas principais empresas controladas pela União.
Impactos do Câmbio e inflação são fatores secundários para a data do anúncio do reajuste dos combustíveis – decisão tomada e irreversível...
 
Capitão Lamparina
 

Tudo abominável

 
Aliás, até quando o Rosegate vai permanecer no segredinho de Justiça?
 
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
 
30 de agosto de 2013Jorge Serrão é, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário