"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

EDUARDO CAMPOS SINALIZA SER MESMO CANDIDATO EM 2014


Ao apoiar a atuação do diplomata Eduardo Saboia no episodio que culminou com uma crise no Itamarati e irritou a presidente Dilma Rousseff, o governador Eduardo Campos finalmente sinalizou que pretende mesmo disputar, pela oposição, as eleições presidenciais de 2014. Reportagem de Flávia Guerreiro, Fábio Mendes e Taí Nalon, Folha de São Paulo de 28, focalizou amplamente o assunto.
 
Amplamente porque de um lado da página destacou a reação de Dilma Rousseff e, de outro, as declarações de Aécio Neves e Eduardo campos. O senador mineiro já se anunciou candidato de oposição ao governo. O governador de Pernambuco, pela primeira vez, de modo incisivo, contesta a posição assumida pela presidente da República.

Rousseff condenou a atitude de Eduardo Saboia sustentando os riscos a que se expôs, a si, e à própria vida do senador Roger Pinto Molina, ao passar por várias barreiras policiais. Nada aconteceu, mas poderia ter acontecido. Um governo não negocia vidas: age para proteger vidas. Nós não estamos numa situação de exceção Condenou fortemente a comparação de Saboia colocando no mesmo patamar a embaixada em La Paz e o Doi-Codi da ditadura militar. 
Eduardo Campos contestou: eu só posso ter uma opinião. Salvamos uma vida, ameaçada pela depressão, uma doença terrível. Cumprimos uma tradição do país, que é de abrigar perseguidos políticos. Por dever de consciência, cumprimento o diplomata Eduardo Saboia, por sua atitude humanitária. A afirmação do governador se choca principalmente com uma das declarações de Dilma Rousseff, quando lamenta profundamente a atuação do diplomata.
PEDIDO DE FÉRIAS

A revolta da presidente da República foi autêntica, não um lance no tabuleiro do xadrez internacional, como alguns analistas admitiram. Tanto assim que suspendeu (matéria de Valdo Cruz e Eliane Catanhede, além também de Gabriela Guerreiro) a designação do embaixador Marcel Biato para a embaixada brasileira na Suécia. Marcel Biato é embaixador em La Paz. Havia entrado de férias, o que levou Eduardo Saboia a substituí-lo interinamente. Dilma Rousseff interpretou que o pedido de férias foi programado para Saboia retirar Molina da embaixada
E só poderia ter irritado, seja qual for a verdade completa, uma vez que o episódio afetou a autoridade presidencial na medida em que, no plano internacional, colocou-a na posição de desinformada. Nenhum dirigente político sente-se confortável em tal posição levada pelas circunstâncias rocambolescas da atuação de Saboia, quase uma aventura de capa espada lançada nos tempos modernos. 
Portanto, as afirmações de Aécio Neves e Eduardo Campos só podem ter contribuído para irritá-la ainda mais. As de Aécio nem tanto porque ele sempre se anunciou um candidato de oposição. Mas principalmente as de Eduardo Campos, que é do PSB, legenda que ocupa dois cargos ministeriais na administração federal.

O próximo lance de Eduardo Campos deverá ser a iniciativa de retirar o partido da equipe do Planalto, pois não faz o menor sentido alguém assumir a trilha da oposição e, ao mesmo tempo, permanecer integrando a equipe do governo.
Lançando-se candidato, por fim, Eduardo Campos terá que renunciar ao governo de Pernambuco até 5 de abril do próximo ano. A atuação de Saboia, do dia para noite, projetou-se profundamente no quadro político nacional.

30 de agosto de 2013
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário