"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PALAVRA DA SEMANA É 'EXECRAR'

Donadon e os execráveis

Donadon é levado de volta para a cadeia: ainda deputado (Pedro Ladeira/Folhapress)
 
“Com o episódio de ontem (quarta-feira), o povo tem o direito de execrar esta Casa”, disse o ex-senador Amir Lando (PMDB-RO), ao tomar posse ontem como suplente de Natan Donadon (ex-PMDB-RO), referindo-se à votação secreta que livrou o deputado presidiário da cassação do mandato.

O verbo usado por Lando é forte, mas preciso. Sendo culto e de circulação restrita, porém, merece alguns esclarecimentos.
 
Execrar é uma palavra que o português foi buscar ainda no século XVI no latim exsecrare. Seu sentido é eloquente: “amaldiçoar, detestar, ter horror de”, registra o dicionário latino Saraiva; “ter ódio, aversão ou abominação a; amaldiçoar, detestar; desejar sofrimento, infelicidade ou mal a”, diz o Houaiss; “detestar, abominar, amaldiçoar”, confirma o Aurélio.
 
A origem de exsecrare ajuda a compreender sua força. A palavra surgiu da união do prefixo ex- – que indica movimento para fora, retirada, saída – com o verbo sacrare, isto é, “sagrar, consagrar”.
 
Em sua pureza etimológica, execrar era retirar do território do sagrado.
 
O execrado era aquele que, traindo os votos sagrados, caía em desgraça e estava além de qualquer possibilidade de salvação. E não é por acaso que a palavra voto veio parar aqui.
 
Execrar, como se vê, é mais do que simplesmente sentir aversão ou desprezo por alguma coisa: é odiá-la ativamente, desejar seu mal, o ponto mais extremo da curva do malquerer.
 
Segundo o homem que entrou na vaga de Donadon, isso é algo que os cidadãos de bem, que já desconfiavam dos políticos há tempos, estão justificados em sentir depois do despautério de quarta-feira.
Parece que acertou na escolha vocabular.
 
30 de agosto de 2013
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário