"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Ministério Público tem razões legais para proibir faixas e corredores inventados pela Prefeitura de São Paulo
 
A Engenharia Social, formuladora de problemas para gerar tensão, raiva ou medo na população, com o intuito de desviar a atenção para assuntos de menor importância política, pode sofrer um importante golpe em São Paulo. Tudo vai depender se o Procurador Geral da Justiça do Estado de São Paulo, Marcio Fernando Elias Rosa, levar adiante uma demanda feita oficialmente, por telegrama, pela Associação dos Usuários de Serviços Públicos. O pedido é para o Ministério Público sobrestar, imediatamente, a implantação de faixas e corredores de ônibus, bicicletas e motocicletas na cidade.
O texto enviado pela ONG vai direto ao ponto: “é inconstitucional, o prefeito Haddad e seu secretário de transportes Gilmar Tato, privilegiarem, com corredores de ônibus as empresas, já subsidiadas com dinheiro público, e os 5 milhões de passageiros, usuários de ônibus, em detrimento de 12 milhões de usuários de automóveis. Não há por que penaliza-los, com o trânsito insuportável, causado pelos corredores de ônibus, que conturba a vida de todos os munícipes”.
A Associação dos Usuários de Serviços Públicos denuncia a verdadeira armação da Prefeitura com os corredores e faixas: “Além disso, é razoável afirmar, que a Prefeitura estiola as vias, propositalmente, para justificar a implantação de pedágios urbanos e outras restrições, ao direito de ir e vir. Tudo isso atenta contra o Princípio da Razoabilidade Constitucional, e contra o artigo 37 da mesma carta, por ser imoral, ineficiente e ilegal”.
A entidade argumenta que os automóveis na Grande São Paulo transportam, diariamente, 12 milhões de passageiros. Os ônibus transportam, apenas 5 milhões de passageiros. Ressalte-se, que a Prefeitura não tem como disponibilizar transporte público para os 12 milhões de passageiros, que são obrigados a usar automóveis.
A Associação dos Usuários de Serviços Públicos não tratou do assunto no telegrama ao chefe do MP paulista, mas tem outro ponto que deve ser levado em conta na ação da promotoria. Os corredores e faixas, gerando tensão no motorista que não consegue se deslocar, acaba levando-o a cometer a infração de invadir os espaços inconstitucionalmente demarcados, impedindo o direito de ir e vir. Isto colabora com a milionária indústria das multas de trânsito, que geram receita extraorçamentária para a Prefeitura e, no final das contas, ajudam a alimentar os mensalões da vida...
Assim, o Procurador Geral da Justiça do Estado de São Paulo, Marcio Fernando Elias Rosa, terá de agir contra a armação do Prefeito Haddad e seu Super Secretário Tatto – que se licenciou do cargo de deputado federal para gerenciar o enriquecedor esquema do trânsito de São Paulo.
Repatriar para quê?
 
Se importamos médicos cubanos, com formação questionável, por que não podemos importar políticos acusados de corrupção?
Só sabe das vaias...
 
Imagina se o Celso Amorim fosse ministro da Defesa Síria hoje? Iria preferia as vaias que recebeu na formatura dos cadetes...
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

28 de agosto de 2013
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

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