"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

EVO PEDE QUE BRASIL ENTREGUE SENADOR QUE FUGIU DE SUA DITADURA

Evo pede que Brasil entregue senador que fugiu de embaixada à Bolívia
 

Se houvesse caso similar aqui, eu deixaria este corrupto na fronteira, diz presidente

O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu nesta quarta-feira, 28, que o Brasil entregue o senador opositor Roger Pinto às autoridades bolivianas. Em sua primeira manifestação sobre a fuga do senador para o Brasil, Morales afirmou que brigará pela extradição do político opositor para "que seja julgado como qualquer autoridade envolvida em corrupção". O senador chegou ao Brasil clandestinamente no sábado, após 15 meses asilado na embaixada brasilea em La Paz.
Evo criticou a posição do governo brasileiro, que alega ter sido surpreendido por uma operação de resgate conduzida pelo encarregado de negócios da embaixada na capital boliviana, Eduardo Savoia. Evo sugeriu que a presidente Dilma Rousseff deveria agir de modo diferente. "Se houvesse um caso similar na Bolívia, eu deixaria este corrupto na fronteira."
Na terça-feira, Dilma qualificou como "inaceitável" a maneira como o senador boliviano foi retirado da embaixada brasileira em La Paz. Segundo Dilma, a atitude de Saboia colocou em risco a vida do próprio senador. Brasil e Bolívia negociavam um salvo-conduto para que Pinto deixasse a representação diplomática e pudesse deixar legalmente o território boliviano.
"É importante que o governo do Brasil explique a situação. Estamos à espera de uma resposta oficial pelas vias diplomáticas. Esta será a base do que faremos no futuro", disse Morales. "Sinto que o Brasil deva dar uma boa imagem ao mundo, respeitando convênios internacionais e lutando contra a corrupção", prosseguiu.
28 de agosto de 2013
RODRIGO CAVALHEIRO - O Estado de São Paulo BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário