"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

BANGUELA, O NOSSO HERÓI SEM CARÁTER

A luta de Banguela pela paz e igualdade social nasceu com ele. Ainda criança andava pelas ruas pobres do seu miserável barraco em busca de alimento e de algum dinheiro para colocar em casa. De família numerosa, o pai irresponsável os abandonou para mudar de vida na cidade grande.

A mãe, desconhecendo o paradeiro do marido, catou seus pertences e, também, seguiu para o sul com a filharada.

Enquanto os irmãos engraxavam sapatos, usando suas caixinhas de madeira, Banguela vagava pelas ruas procurando caminhos mais suaves para progredir. Com a ajuda de entidades sociais, fez curso profissionalizante e, ainda na juventude, passou a trabalhar na indústria. Logo sofreu um acidente que o afastou do trabalho por invalidez.

Com a pequena grana garantida, observou que poderia aproveitar o seu tempo para se dedicar à causa proletária. Sem estudo, mas inteligente, se aproximou de alguns líderes sindicais, passando a fazer parte da elite. Fez carreira rápida. Com discurso fluente e populista foi identificado como perigoso oposicionista. Não era. 
Quando foi levado às grades por subversão, conquistou seus carcereiros e se transformou num parceiro para conter a violência.

Daí para frente, Banguela abriu caminho para a política e o poder. Aliado a intelectuais encantados com o sindicalista franco e supostamente honesto, chegou ao ápice assumindo o poder em poucas décadas.

No controle do país, aplicou seus conceitos em relação ao povo desamparado tornando-se personagem reconhecido mundialmente. 
Nas viagens, como não gostava de ler, determinava a assessores que fizessem resumos de assuntos importantes e conheceu o seu herói: Nelson Mandela, político africano que, depois de passar 27 anos na cadeia, foi libertado, presidiu e libertou a África do Sul. Queria ser tal qual o seu herói.

Durante algum tempo foi o cara, o mais aguerrido torcedor do Corinthians, o querido da imprensa, o sonho de cada sogra, até que a casa caiu.

Fingindo juntar recursos para ficar no poder até a morte, como seus amigos Fidel e Chávez, foi pego em roubalheiras. Processado, desconfiou que seria preso como vários dos seus companheiros mais próximos. Transferiu algum dinheiro para países que o acolhessem em caso de condenação.

Foi julgado e condenado. Saiu às ruas se dizendo injustiçado e perseguido por golpistas. A imprensa virou inimiga, aliados se transformaram em traidores, Deus e o diabo invocados a cada instante. A vida um inferno.

Após o julgamento, sem constrangimentos, partiu de jato privado para a África de Mandela. O pretexto da viagem é a luta contra a fome; a mesma fome que restaram de seus governos. Lá, na Etiópia, imagina que, se necessário, pedirá asilo usando os argumentos de perseguição política.

É possível que em alguma ditadura, tão comum por aquelas bandas, Banguela possa se livrar da cadeia e visitar o local onde seu herói passou seus longos anos de cárcere. 
Verificará que a história de Mandela é inversa à sua. Mandela ficou 27 anos preso e saiu para governar o destino do seu país; Banguela, que governou o país por 13 anos, saiu do poder depois de arruinar o país e passará, por enquanto, 12 anos e 1 mês trancafiado. É o nosso Macunaíma.

26 de janeiro de 2018
Paulo Castelo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário