"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

ALEXANDRE PADILHA REITERA CANDIDATURA DE LULA E DIZ QUE PT NÃO PREPARA PLANO B


Padilha denuncia complô para tirar Lula da eleição
O vice-presidente nacional do PT, Alexandre Padilha, reiterou na manhã desta quinta-feira, dia 25, em entrevista à Rádio Eldorado, que independentemente do condenação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o partido lançará na reunião de seu Diretório Nacional, o nome de Luiz Inácio Lula da Silva como cabeça de chapa à Presidência da República, nas eleições gerais de outubro deste ano.
“O PT não trabalha com outro nome, nosso candidato à Presidência da República é Lula”, disse Padilha, destacando que a sigla está apenas seguindo a legislação eleitoral que permite apresentar o ex-presidente como candidato. “Vamos formalizar a candidatura de Lula ao Planalto em agosto”, disse. Nesta quarta-feira, dia 24, o colegiado do TRF-4 de Porto Alegre, segunda instância da Justiça, confirmou por unanimidade a sentença do juiz Sérgio Moro, que condenou Lula no caso do tríplex do Guarujá. E foi além, elevando sua pena de 9 anos e seis meses de prisão para 12 anos e um mês. Além disso, autorizou a prisão imediata do líder petista, após serem esgotados os recursos de sua defesa.
MANOBRA POLÍTICA – Para Padilha, todos os esforços do TRF-4, inclusive o de “antecipar o julgamento da ação de Lula”, foi uma manobra para tentar tirá-lo do quadro eleitoral neste pleito presidencial. Contudo, o vice-presidente nacional do PT pontuou, na entrevista, o lado positivo dessa ofensiva: “A violência brutal sofrida por Lula só unificou o PT em torno de sua candidatura à presidência da República, ajudou a aglutinar o centro-esquerda, mesmo nomes não ligados ao PT, como Fernando Henrique Cardoso, saíram em defesa do ex-presidente, e tudo isso irá acelerar a construção de uma frente ampla de centro-esquerda para as eleições gerais deste ano.”
Alexandre Padilha disse ainda à Rádio Eldorado que Lula não teme nada, nem mesmo a iminência de ser preso quando forem esgotados os recursos de sua defesa. “O que Lula teme é a afronta à democracia, como a que ocorreu ontem, sua condenação foi uma farsa jurídica e, infelizmente, nossa democracia fica cada vez menor.”
Segundo ele, Lula segue para a Etiópia nesta sexta-feira, como convidado de honra da FAO, para falar sobre a fome que atinge o mundo.

26 de janeiro de 2018
Elizabeth Lopes
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário