"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

MORO MANDA LULA E A NARRATIVA DE QUE "OS PROCURADORES EXAGERARAM" PARA O BANCO DOS RÉUS



Encheu o saco ouvir petistas dizendo, ao longo dos últimos dias, que “os procuradores exageraram”. Mas encheu ainda mais o saco ouvir pessoas de direita (e outros republicanos) emitindo a mesma narrativa. Até agora não compreendi as razões para que tenham feito isso.

Seja lá como for, a narrativa não faz mais sentido, uma vez que o juiz Sérgio Moro aceitou a denúncia e agora Lula, Marisa e mais seis são réus na Lava Jato. Moro não fez nenhuma retificação e ainda demonstrou o quão brilhante foi o trabalho dos procuradores.

Quanto aos petistas, fizeram o seu trabalho de emitir uma narrativa que sabiam ser falsa. Quanto aos (poucos) direitistas que resolveram reproduzir as narrativas deles, um recado: “dá para pararem com esse cirquinho agora?”. Esses não ganharam ponto algum junto aos petistas e ainda se deram mal no fim das contas.

Principalmente depois que Sérgio Moro aceitou a denúncia integralmente, não vale mais chorar porque os procuradores usaram Power Point ou definiram Lula como o chefão da organização criminosa. Nada disso serviu para invalidar a denúncia.

Aceitem que dói menos.


20 de setembro de 2016
ceticismo politico

Nenhum comentário:

Postar um comentário