"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

GRAÇAS A VOCÊS, A MENTIRA DA "CONVICÇÃO SEM PROVAS" FALHOU E NÃO SALVOU LULA.


Sim, a vocês.

Não dá para dizer, de forma taxativa, que “foi-se o tempo” das lorotas passando incólumes pelas redes sociais. É certo que eles não vão parar e a atuação do nosso lado precisa ser constante. Como diriam os escoteiros: SEMPRE ALERTA.

Mas, ao menos por ora, dá para dizer que a ação da militância online antipetista conseguiu importante vitória numa guerra até então repleta de batalhas perdidas. Basicamente, eles inventavam a narrativa que bem queriam, a grande imprensa quase nunca contestava, e então a ficção virava “fato real”.

Dessa vez, não deu. E quem evitou isso foi a rapaziada do outro lado; ou melhor, do “nosso lado”. Melhor ainda: VOCÊS. Sim, essa vitória ocorreu sobretudo por causa de vocês, leitores deste e dos outros sites e perfis que divulgaram a verdade dos fatos.

Um breve histórico:

– A Força-Tarefa da Operação Lava-Jato apresenta uma denúncia contundente contra Lula, líder maior do petismo (e, segundo os procuradores, também o “comandante máximo da propinocracia”);

– Diante disso, a militância petista fica visivelmente atordoada e começa a disparar contra tudo que vê pela frente. Um dos pontos-chave foi a alegada má-qualidade do material gráfico, mas houve também quem reclamasse do aluguel do salão para fazer o comunicado e mesmo citassem o excesso de adjetivos;

– Nada deu certo, até que alguém tirou da cartola uma mentira pura e simples. A velha tática, portanto. E então simplesmenteINVENTARAM uma frase que nunca foi dita e, a partir dessa invenção, tentariam reverter os efeitos já corrosivos daquela entrevista coletiva;

– Num primeiro momento, nenhum grande veículo desmentiu, e muitos influenciadores de esquerda e/ou petistas – alguns ligados à grande mídia – passaram a divulgar a mentirada como se fosse verdade (alguns pela ingenuidade da devoção militante, outros por má-fé);

– Nesse momento, quando a tese falsa já crescia a olhos vistos, instalou-se um verdadeiro MUTIRÃO online, com internautas questionando a papagaiada. Simplesmente não foi dita tal frase e o resumo lógico seria o mais óbvio do mundo: como se trata de ocultação de patrimônio, não há (é claro!) uma escritura ou documento COM O NOME justamente daquele que pretenderia esconder tal bem de seu rol de propriedades;

– A grande imprensa viu o erro e começou a divulgar a verdade (vale fazer esse registro porque alguns foram bem corajosos enfrentando a militância mentirosa e devemos aplaudir esse ato para que se torne a regra!);

– Isso não impediu o próprio Lula (nem a muitos petistas) de continuar insistindo na tese comprovadamente falsa;

– Mas para o grande público, enfim, a lorota morreu.

Foi por pouco. E o episódio mostrou a extrema importância da forte atuação online da ala antipetista da internet. Mesmo sem a grande organização e a bem remunerada coordenação da turminha vermelha, foi possível conter um boato que poderia causar problemas graves (em que pese o absurdo em sua essência) e, ao menos para parte da opinião pública, colocar em dúvida a atuação da força-tarefa nesta etapa.

Esse fato deixa clara a situação: é fundamental que “nosso lado” não se desmobilize. Houve o impeachment, Dilma Rousseff caiu de vez, e nas eleições deste ano o PT aparentemente perderá de lavada em várias cidades. Mas o PETISMO, enquanto ideia, não morreu. E, aceitemos todos, não morrerá.

Temos de nos organizar e evitar as cascas-de-banana das brigas internas, compreendendo que o verdadeiro inimigo ainda está – e sempre estará – muito vivo e atuante (além de poderoso). Mas, também sim, é válido comemorar esse pequeno êxito no campo da comunicação; no qual, até então, a equipe rubra tinha atuação hegemônica.

Mas que esta vitória sirva de estímulo para manter o alerta, jamais como fato a permitir um descanso. Porque bastará que paremos para eles voltarem com tudo.

Sigamos, pois.

ps – ainda há uns e outros insistindo na narrativa mentirosa; nesses casos, pedimos que encaminhem o post em que mostramos algumas das centenas de provas da denúncia contra Lula na Lava Jato.


21 de setembro de 2016
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário