"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

PETISTA GABRIELLI VOLTA ATRÁS E ISENTA DILMA NA CPI CHAPA-BRANCA DA PETROBRAS

 


No primeiro depoimento da CPI da Petrobras no Senado nesta terça-feira (20), com a comissão dominada por aliados do governo federal, o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli isentou a presidente Dilma Rousseff de responsabilidade pela aquisição da refinaria de Pasadena (nos Estados Unidos) e atacou a oposição.
Ao jornal "O Estado de S. Paulo", no mês passado, ele havia afirmado que Dilma "não pode fugir da responsabilidade" no caso Pasadena. Agora, disse não considerar a presidente responsável pela compra da refinaria.
 
"A responsabilidade é da diretoria da Petrobras e do Conselho de Administração [da estatal]. Essa é a questão-chave, é um processo de decisão que não é individualizado, é um processo de decisão coletivo", afirmou o ex-presidente da estatal.
Dilma era a presidente do Conselho de Administração da empresa que, em 2006, aprovou a compra da refinaria, causando prejuízo à Petrobras de US$ 530 milhões.
Em março, Dilma disse que a decisão do conselho foi baseada em um resumo "falho", que omitiu duas cláusulas relevantes do contrato.
 
Gabrielli argumentou que o negócio não seria rejeitado se as cláusulas constassem do resumo e disse que as decisões do conselho são "estratégicas". "Não compete ao conselho, nem tem possibilidade, de entrar nos detalhes operacionais dos contratos. As decisões são se o negócio é aderente ao plano estratégico, tem custo adequado às condições de mercado e traz retorno para a companhia", afirmou.
 
Com a presença de apenas um senador de oposição na sessão --Cyro Miranda (PSDB-GO)--, não houve questionamentos mais incisivos a Gabrielli. "Essa CPI vem pronta, é um prato feito. É um jogo de cena, uma farsa", declarou Miranda.
 
Gabrielli rebateu: "A oposição quer criar um espetáculo. É extremamente perigoso, extremamente condenável o comportamento da oposição, que está querendo destruir uma empresa sólida".
 
Como a CPI do Senado está sob o controle do governo, a oposição aposta suas fichas na CPI mista --com deputados e senadores, e em processo de instalação. Os aliados do Palácio do Planalto querem empurrar o início dos trabalhos da CPI mista para a próxima semana. A oposição tentará instalar a comissão nesta quarta-feira (21).
 
(Folha de São Paulo)
 
21 de maio de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário