"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

NOVAS DROGAS


Alucinógeno e ilegal
Alucinógeno e ilegal

A diretoria da Anvisa vai analisar hoje a possibilidade de retirar do mercado duas substâncias semelhantes ao LSD e ao ecstasy, vendidas livremente no Brasil.

Conforme o Fantástico mostrou anteontem, uma brecha na lei permite a comercialização de Metilona, cujos efeitos se assemelham ao do Esctasy, e a 25I, a tal prima do LSD.
Mas o problema pode ser quinze vezes maior do que já conhecido.

A agência tem conhecimento de outros 31 produtos, que, a exemplo de Metilona e 25I, podem ser considerados novas drogas ou apenas substâncias ultrapassadas, mas que ainda são usadas na composição de medicamentos.

A Anvisa vai verificar a situação de cada um deles, potencial ofensivo e os efeitos causados no consumidor para bater o martelo sobre quais terão a venda proibida.

A lista é atualizada a partir informações coletadas por intermédio de diferentes fontes, entre eles Ministério da Saúde e Polícia Federal, como no caso de Metilona e 25I.

19 de fevereiro de 2014
Lauro Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário