"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

PARA SALVAR SUA "BIOGRAFIA", DILMA ROUSSEFF VOLTA A FAZER ACUSAÇÕES AO PT



Charge do Sponholz (sponholz.arq.br)
A presidente afastada Dilma Rousseff, em entrevista à revista “Fórum”, fez graves críticas ao seu partido, o PT. “Eu acredito que o PT precisa passar por uma grande transformação. Primeiro, uma grande transformação em que se reconheça todos os erros que cometeu do ponto de vista da questão ética e da condução de todos os processos de uso de verbas públicas”, disse Dilma
A petista afirmou que essa atitude é necessária para manter o legado do partido, segundo ela, formado por uma “corrente imensa de experiências políticas que deram sua contribuição para esse país”. Ela ressaltou que as falhas foram cometidas por algumas pessoas, e não por toda a entidade.
“Nós vamos ter de resgatar isso [o legado]. Não é possível que se confunda o erro individual de algumas pessoas, que são passíveis de erros, com o erro de uma instituição. A instituição tem de ser preservada”, disse. “O PT tem sobrevida se as suas lideranças souberem fazê-lo seguir em frente”, acrescentou.
PELO CAIXA DOIS – Nos últimos dias, Dilma voltou a responsabilizar o PT pela suspeita de pagamentos de caixa dois para o marqueteiro João Santana, afirmando que ele cobrou dívidas da sua campanha de 2010 para a tesouraria da sigla.
Em depoimento à Justiça, Santana e sua mulher, Mônica Moura, afirmaram ter recebido ilicitamente US$ 4,5 milhões para compensar uma dívida do partido com o casal. Segundo eles, em 2013, o então tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, os orientou a procurar o engenheiro Zwi Skornicki, que tinha negócios com a Petrobras e efetuou o pagamento.
“Ele [Santana] diz que recebeu isso em 2013. Ora, a campanha começa em 2010 e até o final do ano, antes da diplomação, ela é encerrada. A partir do momento em que ela é encerrada, tudo o que ficou pendente de pagamento da campanha passa a ser responsabilidade do partido”, disse Dilma no último dia 27, acrescentando: “Como disse o próprio João Santana, com quem ele tratou essa questão foi com a tesouraria do PT.”
As afirmações desagradaram a membros da legenda. Apesar disso, o presidente do partido, Rui Falcão, divulgou nesta segunda-feira (1º) uma nota em que afirmou “repudiar” a ideia de que o partido teria abandonado a presidente afastada na defesa contra seu processo de impeachment.
Na nota, publicada no site do partido, Falcão disse que o partido “reafirma seu compromisso integral na luta pelo retorno à Presidência da companheira Dilma”.
DE NOVO, O GOLPE – Na entrevista desta terça, Dilma voltou a chamar o seu processo de impeachment de “golpe” –segundo ela, capitaneado por um grupo integrado pela oposição tradicional, pelo PMDB, pela “grande mídia” e pelo empresariado.
Questionada sobre como quer ser lembrada após a Presidência, Dilma afirmou ter esperança de não ser cassada no processo atualmente em curso no Senado.
“Eu serei lembrada como a primeira mulher presidente. Mas eu quero ser lembrada como a primeira mulher presidente que superou um processo de impeachment sem base. Essa é a minha esperança”, disse.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Adaptando-se o ditado bíblico sobre o pão, pode-se dizer que, quando falta o poder, todos reclamam e ninguém tem razão. Dilma tenta salvar uma biografia que jamais teve, enquanto o PT tenta se salvar como partido, embora já esteja em fase terminal. Na verdade, o futuro do partido depende de Lula, que não está mais com essa bola toda, como se diz atualmente, e está prestes a pedir asilo político a alguma “nação amiga”. O PSOL comemora, julgando que será herdeiro do espólio petista, mas pode ser que nem haja espólio nesta falência dos órgãos petistas. (C.N.)

03 de agosto de 2016
Deu na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário