"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

JUIZ SÉRGIO MORO ADVERTE: REPETIDOS ESCÂNDALOS ESTÃO "MINANDO A CONFIANÇA NAS LEIS E NA DEMOCRACIA".



Em despacho que autorizou a deflagração da 33ª fase da Lava-Jato, o juiz Sérgio Moro afirmou que o país está pagando um custo “grande” para enfrentar a corrupção. 
Ele destaca que o custo seria maior se o problema não fosse enfrentando agora. Para Moro, os repetidos escândalos estão “minando a confiança nas leis e na democracia”. 
“Se os custos do enfrentamento hoje são grandes, certamente serão maiores no futuro. O país já paga, atualmente, um preço elevado, com várias autoridades públicas denunciadas ou investigadas em esquemas de corrupção, minando a confiança na regra da lei e na democracia”, afirmou o juiz.
Moro voltou a destacar a necessidade das prisões preventivas como instrumento para frear a corrupção. Durante a nova operação desta terça-feira, foram presos o ex-dirigentes da Queiroz Galvão Ildelfonso Colares e Othon Zanoide de Moraes Filho:
"Embora as prisões cautelares decretadas no âmbito da Operação Lava-Jato recebam pontualmente críticas, o fato é que, se a corrupção é sistêmica e profunda, impõe-se a prisão preventiva para debelá-la, sob pena de agravamento progressivo do quadro criminoso", explica o juiz, completando:
"A corrupção sistêmica é produto de uma prática criminosa serial e não um ato isolado no tempo e espaço. Não raramente os casos de corrupção descobertos constituem apenas uma amostragem de atividades criminosas muito mais extensa"
Além dos dois executivos da construtora, a Polícia Federal cumpriu 32 ordens judiciais, sendo 23 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva, um de prisão temporária e 6 de condução coercitiva. 
Os mandados são cumpridos em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco e Minas Gerais.
O mandato de mandado de prisão temporária contra Marcos Pereira Reis ainda está em aberto. Ele está no exterior, segundo a PF. 
São investigados na ação contratos do Complexo Petroquímico do Rio (Comperj), da Refinaria Abreu Lima, da Refinaria Vale do Paraíba, da Refinaria Landulpho Alves e da Refinaria Duque de Caxias. 
Em nota, a Queiroz Galvão afirmou que a empresa está cooperando com as autoridades e franqueando acesso às informações solicitadas. 

03 de agosto de 2016
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário