"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

MAIS UMA NAÇÃO BOLIVARIANA CAMINHA PARA VIRAR UMA DITADURA: A NICARÁGUA

O país repete na América Central os mesmos passos que levaram a Venezuela ao caos


Atualmente, se assumem bolivarianos os governos da Venezuela, Bolívia, Equador e Nicarágua. No Índice de Liberdade mantido pela Heritage Foundation, de 178 economias observadas, eles ocupam as 176ª, 158ª, 159ª e 108ª posições respectivamente. Com notas entre 5 e 6, o quarteto é avaliado pelo Índice de Democracia da Economist Intelligence Unit como “regimes híbridos”, uma espécie de meio termo entre democracia e ditadura. Mas a situação deve piorar bastante para a Nicarágua depois dos movimentos mais recentes.

Após mudar a Constituição para permitir-se reeleições indefinidas, Daniel Ortega destituiu os 16 deputados de oposição no Congresso via judiciário. E agora lança-se à eleição marcada para novembro fazendo da própria esposa a sua vice na chapa.

Em outras palavras, não é só a Turquia que está deixando de ser uma democracia atualmente. A Nicarágua caminha a passos largos no mesmo caminho trágico feito recentemente pela Venezuela. E o mundo livre segue perdendo.


03 de agosto de 2016
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário