"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

NAZILULISTAS DETIDOS EM BADERNA SÃO LIBERADOS EM SÃO PAULO

Manifestantes detidos em protesto são liberados em SP
Os 56 manifestantes detidos durante protesto, na região de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, foram liberados na madrugada desta quarta-feira. O grupo foi levado ao 14º Distrito Policial (Pinheiros) durante protesto que terminou em confusão com Polícia Militar na marginal Pinheiros, na noite de ontem (15).
 
Segundo a Polícia Civil, foram feitos boletins de ocorrência por dano qualificado e lesão corporal. Nenhum policial ferido identificou os detidos como agressores. O último manifestante foi liberado por volta das 3h de hoje.
 
O protesto foi organizado por estudantes da USP (Universidade de São Paulo) em prol de maior participação política na universidade.

Adriano Vizoni/Folhapress
Professores e estudantes participam de ato pela defesa da
educação e pela democratização das universidades Leia mais

Cerca de 3.000 pessoas, segundo os estudantes, e 300, de acordo com a PM, se reuniram às 17h no largo da Batata, zona oeste, de onde partiram em passeata em direção ao Palácio dos Bandeirantes, na zona sul.
 
Quando chegaram à avenida Eusébio Matoso, os manifestantes mudaram a rota. Para surpresa da polícia, o grupo entrou na marginal Pinheiros e bloqueou todas as pistas no sentido zona sul.
 
Para evitar que eles seguissem, a PM formou um cordão de isolamento e foi atingida por pedras atiradas por adeptos do "Black bloc" (tática que prega destruição de patrimônios como protesto).
 
Em troca, a polícia atirou bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo e balas de borracha.
 
Parte dos manifestantes correu em direção à loja de decoração Tok&Stok, onde havia clientes. A confusão causou pânico no local.
 
Outra parte se espalhou pelas ruas da região, provocando atos de vandalismo.

16 de outubro de 2013
Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário