"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

BADERNA NO RIO: MAIS DE DUZENTOS NAZILULISTAS SÃO DETIDOS

Confrontos no Centro terminam com mais de 200 detidos, diz OAB.  Pelo menos dez policiais e seis manifestantes ficaram feridos.  Confusão deixou, de novo, rastro de destruição na Cinelândia

Tapumes não impediram a depredação da agência do HSBC na Cinelândia Foto: Fernando Quevedo / Agência O GloboTapumes não impediram a depredação da agência do HSBC na Cinelândia Fernando Quevedo / Agência O Globo

Pelo menos 208 pessoas foram detidas no tumulto entre mascarados e policiais militares depois de um protesto na noite desta terça-feira no Centro do Rio, segundo advogados da OAB. No confronto, pelo menos dez policiais e seis manifestantes ficaram feridos. A confusão deixou, novamente, um rastro de destruição na região da Cinelândia. Agências bancárias, lojas e prédios foram alvos dos vândalos. Por conta do elevado número de pessoas detidas na confusão, a Polícia Civil resolveu dividir as ocorrências em dez delegacias da cidade. De acordo com os advogados da OAB, que disseram não entender a nova medida. Até o fim da madrugada, a Polícia Civil e a PM não haviam informado os números oficiais de detidos.
 
 
Os manifestantes feridos, todos sem gravidade, foram levados para o Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro. Nove policiais foram socorridos para o Hospital da PM, no Estácio. Um PM, que teria levado uma pedrada, também foi encaminhado para o Souza Aguiar.
Rastro de destruição na Cinelândia
 
Os tapumes instalados nas fachadas das agências bancárias não evitaram o quebra-quebra. Vários carros da PM também foram atacados. Um deles foi incendiado na Glória. Pelo menos três agências da Avenida Rio Branco foram atacadas, além de outra na Cinelândia. No mesmo local, uma loja do McDonald's também foi depredada. Na Rua do Passeio, o prédio da EBX voltou a ter vidraças quebradas. Os vândalos também atingiram a fachada do Consulado dos Estados Unidos, na Avenida Presidente Wilson. Pontos de ônibus, orelhões e placas de sinalização foram destruídos.
 
Durante a madrugada desta quarta-feira, funcionários da Comlurb faziam a limpeza da região. O principal trabalho estava sendo realizado na fachada do Palácio Pedro Ernesto, totalmente pichada. O acampamento 'Ocupa Câmara', que estava há cerca de dois meses na escadaria do local foi retirado pela PM. Num micro-ônibus da Polícia Militar, 27 manifestantes deste grupo foram levados para a 37ª DP. A

16 de outubro de 2013
Leonardo Barros - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário