"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

CRISE NOS EUA COMPLETA 15 DIAS E JÁ AFETA ECONOMIA

Paralisação prejudica programas sociais e deixa empresas que trabalham com o governo sem receitas


O telefone da Casa Branca é atendido por uma gravação eletrônica que lembra os desavisados que o governo está fechado em razão da não aprovação do orçamento no Congresso. A página na internet do Departamento de Análises Econômicas está fora do ar e a divulgação de estatísticas ficará suspensa até que o financiamento do governo seja restabelecido.
A paralisação da administração federal americana completou ontem 15 dias, com 500 mil servidores impedidos de trabalhar. Se forem incluídos os considerados "essenciais", há cerca de 850 mil pessoas sem receber salários, enfrentando dificuldades para pagar aluguéis, hipotecas, cartões de crédito ou escola dos filhos.
O Departamento de Defesa convocou 350 mil funcionários na semana passada, mas a maioria dos organismos funciona com número mínimo de pessoas. A Nasa, agência espacial americana, está desfalcada em 97% de seus empregados.
Parques, museus e memorais de guerra ligados ao governo federal estão fechados. Sede de muitos deles, Washington está paralisada e parece imersa em um longo feriado.
O fechamento do governo não afeta apenas as finanças dos servidores públicos - que têm a promessa de receber salários retroativamente. Programas sociais foram afetados e inúmeras empresas que têm contratos com o governo enfrentam dificuldades para receber pagamentos, com efeitos para a economia. / C.T.
16 de outubro de 2013
O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário