"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

EDUCADOR EMPREENDEDOR

Ao abordar a palavra educação, intuitivamente fazemos sua associação ao ensino, aprendizagem, escola, família, instrução, etc., Contudo o conceito de educação está sendo ampliado, alcançando outros espaços formais e não-formais.
Assim também, quando pensamos sobre a ideia de empreendedorismo, geralmente fazemos a associação à capacidade de criar novas oportunidades, gerir empresas, alcançar sucesso, gerar emprego, renda e riqueza.

Mas empreendedorismo vai muito além do que tudo isso pressupõe, implica na realização do indivíduo por meio de atitudes de inquietação, ousadia em busca de um crescimento pessoal e coletivo, através do desenvolvimento da capacidade intelectual para investigar e solucionar problemas, tomar decisões, ter iniciativa, autonomia e orientação inovadora, competências que cada vez mais são exigidas na formação profissional e valorizadas no mundo do trabalho. De acordo com Fernando Dolabela, em Pedagogia empreendedora (2003), o educador deve assumir o lugar de protagonista  no processo.

Inovar, como atividade inerente ao empreendedorismo, torna-se uma maneira de aprender a ser empreendedor. Estabelecer uma relação entre inovação e empreendedorismo é uma forma de promover a educação empreendedora.

A Pedagogia Empreendedora conta com a participação ativa da gestão e educadores, busca reconhecer e trabalhar as individualidades capazes de, dialeticamente, “refazer” a realidade que não mais atende aos interesses da coletividade. Para que isso se torne possível, é imprescindível que educadores invistam em seu crescimento e desenvolvimento profissional, buscando uma relação com a realidade que seja questionadora, inovadora e reflexiva.

A Pedagogia Empreendedora é um ambiente para a construção conjunta do conhecimento, é um ambiente de preparação para a vida. Condições favoráveis para o educando desenvolver o sentimento de competência e fortalecer a autoestima que advêm da sua imersão em um sistema de aprendizagem que tenha como eixo as relações que ele estabelece consigo mesmo e com o mundo, possibilitando uma formação significativa, que leva em conta suas bagagens existencial, cognitiva, afetiva e social.

Enfim, empreender implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os projetos próprios, sustentáveis, com vista à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional, e nesse processo alcançar o objetivo principal da escola, que é o de desenvolver uma aprendizagem de qualidade, onde o educando pode ser inserido e ter acesso a diversos saberes.
 
16 de outubro de 2013
Márcia Regina Martins Bartels é consultora educacional da FTD Sistema de Ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário