Charge do Son Salvador, reproduzida da Charge Online |
A defesa do ex-deputado federal Eduardo Cunha entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a anulação da decisão da Câmara dos Deputados que cassou o mandato do peemedebista. Os advogados também querem a restituição do cargo de Cunha, até que seja julgado o mérito da ação.
Eles desejam que a Câmara adote outra tramitação para a cassação, por meio de um projeto de resolução, assegurando ao deputado o direito à apresentação de emendas; e não como uma simples confirmação de um parecer sobre a cassação ou não, como ocorreu.
A votação em forma de resolução foi o que aconteceu no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que, após a apresentação de destaques, conseguiu a manutenção dos direitos políticos, mesmo tendo perdido o cargo.
PEDIDO DE SOLTURA – Já existe um pedido de liberdade de Eduardo Cunha aguardando julgamento no STF, na lista do relator, ministro Teori Zavascki. Teori poderia ter levado a reclamação para apreciação da 2ª Turma da Corte no fim de dezembro, mas optou por levar ao plenário.
A presidente do Supremo, Cármen Lúcia, marcou a análise do pedido para o dia 8 de fevereiro.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É sempre a mesma coisa. No início de janeiro, logo após anunciarmos os ganhadores da Piada do Ano, novas inscrições começam a ser feitas, todo mundo quer ganhar o troféu. Em 2016, os vitoriosos foram Lula da Silva (“Não há alma viva mais honesta que eu”; Jorge Picciani (“Cabral vai provar sua inocência”) e Grace Mendonça (“Não achei um HD externo para processar os corruptos”). O ex-deputado Eduardo Cunha, que concorreu com grande número de piadas (“Não tenho conta no exterior”, “Moro não pode me prender” etc.), ficou decepcionado com sua derrota e já começa a fazer novas inscrições para o concurso de 2017. E apresenta logo de cara uma piada dupla. Sem dúvida, Cunha é sempre um forte concorrente. (C.N.)
08 de janeiro de 2017
Deu no Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário