"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 8 de janeiro de 2017

MÁRIO SOARES SERÁ VELADO NO MOSTEIRO DOS JERÔNIMOS, E O ENTERRO SERÁ NA TERÇA

MÁRIO SOARES SERÁ VELADO NO MOSTEIRO DOS JERÔNIMOS, E ENTERRO SERÁ TERÇA
PORTUGUESES CHORAM A MORTE DO FUNDADOR DA DEMOCRACIA NO PAÍS


MÁRIO SOARES (AO CENTRO), EM JULHO DE 2016, APLAUDIDO PELO PRESIDENTE MARCELO REBELO DE SOUSA E O PRIMEIRO-MINISTRO ANTONIO COSTA. (FOTO: ANTONIO COTRIM/LUSA)


O corpo do antigo presidente português Mário Soares, falecido neste sábado (7), será velado na Sala dos Azulejos do Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, a partir das 13h desta segunda-feira (9) e o funeral realiza-se a partir das 15h30 de terça, no Cemitério dos Prazeres. O cortejo fúnebre passará na segunda-feira pela residência da família, no Campo Grande, pelas 11h00.

Antes da saída para o cemitério, haverá uma sessão de homenagem a Mário Soares no Claustro do Mosteiro, a partir das 13h00. Foi nesse local que, a 12 de junho de 1985, o então primeiro-ministro Mário Soares assinou o tratado de adesão de Portugal à Comunidade Econômica Européia, depois rebatizada de União Européia.

"O governo apela a todos os cidadãos que participem nas cerimônias fúnebres de Estado, prestando homenagem a Mário Soares, grande figura da história portuguesa contemporânea, fundador do nosso regime democrático e símbolo da liberdade", diz o comunicado do governo do primeiro-ministro Antônio Costa, socialista como Soares sempre o foi. Costa não vai comparecer ao funeral porque se encontra em viagem oficial a Índia até quinta-feira.

Na cerimônia estão previstas breves intervenções do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, e do presidente da Assembleia da República. Será o a primeira vez de um funeral de Estado desde a revolução de 25 de Abril, da qual Soares foi um dos líderes, restabelecendo a democracia no País.



08 de janeiro de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário