"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

PESQUISA DE O GLOBO MOSTRA QUE MAIORIA DOS DEPUTADOS QUER CASSAR CUNHA

Charge do Jota A, reprodução do Portal O Dia


A maioria absoluta dos deputados federais já declarou que votará pela cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na sessão que está marcada para a próxima segunda-feira, dia 12 de setembro. Até 18h35 desta quarta-feira, 260 deputados declararam ao Globo que votarão pela perda de mandato do parlamentar. O número de votos necessários para a cassação é 257.

O Globo procurou todos os 511 deputados que votarão, diretamente ou por meio de seus gabinetes. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não vota. A enquete do jornal apontou no início da manhã que 231 deputados tinham declarado voto pela cassação. Ao longo do dia, outros 26 parlamentares confirmaram à reportagem o apoio à perda do mandato do colega.

CUNHA NÃO DESISTE – Questionado pelo Globo sobre o resultado da enquete, o deputado Eduardo Cunha respondeu que segue trabalhando por sua absolvição. “Continuo trabalhando e acreditando na absolvição” – respondeu Cunha, por mensagem.

Ele não quis se posicionar sobre a defesa feita por aliados seus de uma pena alternativa ou do fatiamento da votação para que, ao menos, mantenha seus direitos políticos.

“Nada mais a falar pelo momento” – afirmou.

APENAS TRÊS VOTOS – Até o momento, somente três parlamentares afirmaram que votarão contra a cassação — Arthur Lira (PP-BA), Carlos Marun (PMDB-MS) e João Carlos Bacelar (PR-BA) —, e outros 34 admitiram que podem se ausentar na sessão que definirá o destino do parlamentar. As ausências podem ajudar Cunha.

Do total, 217 deputados não responderam à enquete, se recusando a declarar o voto ou não retornando os contatos feito pelo Globo. Estão nesse grupo ainda os que não foram localizados pessoalmente nem por meio de ligações feitas aos gabinetes em horário comercial.

VOTOS FIRMES
– Alguns dos parlamentares que declararam o voto nesta quarta-feira ressaltaram que a posição já está tomada há muito tempo. “Estarei presente e serei favorável à cassação. Eu, inclusive, sou um dos deputados que já assinaram o apoiamento à representação no ano passado”, afirmou César Messias (PSB-AC).

“Eu já tinha dado declarações nessa linha. Não vamos fechar questão no PSDB, cada um vota com sua consciência, mas meu voto será pela cassação”, afirmou o líder tucano, Antonio Imbassahy (BA).

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
– Para cassar Cunha, o problema não é a maioria, mas o quorum, pois o presidente Rodrigo Mais diz que só abre a sessão com 400 deputados presentes, embora sejam necessários apenas 257 para decidir a cassação. (C.N.)


09 de setembro de 2016
Deu em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário