"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

CRISE NO PLANALTO: ELISEU PADILHA "DEMITIU" MEDINA OSÓRIO SEM FALAR COM TEMER?

Moreno diz que Temer mandou Eliseu demitir…


De repente, ficou clara a situação de Medina Osório no governo. O jornalista Jorge Bastos Moreno, em nota atribuída à “equipe do blog”, publicou no site de O Globo a informação de que “Fábio Medina Osório, chefe da Advocacia-Geral da União, foi informado agora à noite por Eliseu Padilha de que está demitido do cargo. 

Mas Osório está vendendo a versão de que foi ele que pediu para sair. Há dias, o advogado vem dizendo publicamente que está sendo fritado por Padilha. Isso precipitou a sua queda. Oficialmente, porém, o Governo não confirma a saída. Osório ainda alimenta a expectativa de que terá um encontro com Temer ainda nesta sexta-feira para definir sua situação”.

E acrescentou: “Há pouco mais de três meses, o então presidente interino Michel Temer já havia decidido retirar Osório do governo, mas voltou atrás. Osório volta a alegar que esta sendo demitido porque defende a Lava Jato e combate as empreiteiras. 
Essa versão irritou profundamente o presidente Temer ao ponto de ele próprio ter delegado ao ministro chefe da casa civil Eliseu Padilha a missão de demitir o procurador”.

DISCUSSÃO – A informação é verdadeira, porque Medina Osório teve uma discussão com Eliseu Padilha no início da noite, segundo o jornalista Lauro Jardim, de O Globo:

“A forte discussão que Fábio Medina Osório, da AGU, e Eliseu Padilha tiveram hoje no começo da noite foi, segundo Medina Osório disse a interlocutores na AGU, em torno da Lava-Jato. A briga começou quando o chefe da Casa Civil reclamou com o advogado-geral da atuação da AGU na operação.

Perguntado por que era contra, Padilha explicou que, ao envolver a AGU na Lava-Jato, Medina Osório traria “problemas para o governo”. Na AGU, avalia-se que duas ações recentes de Medina Osório tenham irritado Padilha: a cobrança da Camargo Corrêa, numa ação que está prestes a ser ajuizada, e o pedido de acesso aos inquéritos da operação no STF, concedido por Teori Zavascki.

Ao fim da discussão, Padilha demitiu Medina Osório. Mas o AGU tem dito em conversas privadas que não se considera demitido, pois é subordinado a Michel Temer e não à Casa Civil.”

ELISEU NO PODER – Se a demissão for confirmada, trata-se de uma ocorrência inacreditável, pois jamais um ministro da República foi demitido pelo Diário Oficial, sem antes ter sido comunicado pelo presidente, que assina a demissão. Não se pode acreditar que um político experiente como Michel Temer, professor de Direito Constitucional, educado e discreto, tenha tomado uma medida tão grosseira e grotesca.

A Folha, ainda na quinta-feira, noticiou que o chefe da Casa Civil teria pedido a demissão do ministro da AGU, sob o seguinte argumento: “Padilha não concordaria com a tese de acesso da AGU aos inquéritos de políticos envolvidos na Lava Jato e também não gostou das ações da pasta contra as empreiteiras investigadas na operação”. Ou seja, Padilha estaria protegendo políticos e empreiteiros corruptos envolvidos na Lava Jato, e o ministro Medina Osório estaria atrapalhando.

FALÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES – Não é possível acreditar que Medina Osório esteja sendo demitido por apoiar a Lava Jato e a luta contra a corrupção. Isso significaria a falência das instituições e justificaria amplamente o movimento “Fora,Temer!”.

De tudo isso, o fato concreto é que não houve nenhuma comunicação de Michel Temer ou Eliseu Padilha a Medina Osório na noite de quinta-feira. Se o ministro-chefe da AGU está mesmo sendo demitido, não foi comunicado a respeito, nem pelo presidente nem pelo chefe da Casa Civil. E isso significaria que, no novo Ministério, a presença de um dos mais consagrados juristas brasileiros, que defende a Lava Jato, realmente está incomodando e prejudicando o atual governo.

Ou seja, se Fábio Medina Osório for afastado do governo por combater a corrupção, será transformando num herói nacional e o futuro do governo Temer não valerá uma nota de três reais. Simples assim.



09 de setembro de 2016
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário