"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

CNBB CRITICA AUSÊNCIA DE VALORES ÉTICOS E MORAIS

Charge do Ivan Cabral (ivancabral.com)


Em mensagem pelo Dia da Independência divulgada nesta quarta-feira (dia 7), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faz referência ao momento político do país. “Vivemos um triste momento de nossa história. A ausência de valores éticos e morais provocou a profunda crise política, econômica e social que estamos atravessando”, diz a entidade.

A CNBB diz também que “a desigualdade social não foi superada” e que há “o risco de vê-la agravada pela desconstrução de políticas públicas, que resultam em perda de direitos”. A entidade católica ressaltou, contudo, que acredita na capacidade do brasileiro de superar dificuldades, “sempre através de manifestações pacíficas”.

A mensagem diz que, no momento, as instituições do país são chamadas a cumprir seus deveres atuando em favor do povo brasileiro e “nunca por interesses particulares ou corporativos”. O comunicado pede também que a Constituição Federal de 1988 seja “arduamente defendida”.

ELEIÇÕES – A CNBB lembra que falta menos de um mês para as eleições municipais e diz que o pleito é uma oportunidade para a população falar por meio das urnas. “Não percamos a chance de ter uma participação ativa e consciente que resgate a política e eduque para a cidadania”, diz a mensagem.

O documento destaca também que serão eleições sem financiamento empresarial e regidas pela Lei da Ficha Limpa, o que a CNBB considera uma das conquistas da sociedade brasileira.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A nota, meio ambígua, requer tradução simultânea. A CNBB reconhece o PT já era, porque “a ausência de valores éticos e morais provocou a profunda crise política, econômica e social que estamos atravessando”. E tenta sensibilizar o governo Temer para a necessidade de preservar direitos sociais e políticas públicas. Ou seja, se Temer o fizer, poderá contar com o apoio da Igreja Católica. Simples assim. (C.N.)



09 de setembro de 2016
Deu na Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário