Charge do Ivan Cabral (ivancabral.com) |
Em mensagem pelo Dia da Independência divulgada nesta quarta-feira (dia 7), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) faz referência ao momento político do país. “Vivemos um triste momento de nossa história. A ausência de valores éticos e morais provocou a profunda crise política, econômica e social que estamos atravessando”, diz a entidade.
A CNBB diz também que “a desigualdade social não foi superada” e que há “o risco de vê-la agravada pela desconstrução de políticas públicas, que resultam em perda de direitos”. A entidade católica ressaltou, contudo, que acredita na capacidade do brasileiro de superar dificuldades, “sempre através de manifestações pacíficas”.
A mensagem diz que, no momento, as instituições do país são chamadas a cumprir seus deveres atuando em favor do povo brasileiro e “nunca por interesses particulares ou corporativos”. O comunicado pede também que a Constituição Federal de 1988 seja “arduamente defendida”.
ELEIÇÕES – A CNBB lembra que falta menos de um mês para as eleições municipais e diz que o pleito é uma oportunidade para a população falar por meio das urnas. “Não percamos a chance de ter uma participação ativa e consciente que resgate a política e eduque para a cidadania”, diz a mensagem.
O documento destaca também que serão eleições sem financiamento empresarial e regidas pela Lei da Ficha Limpa, o que a CNBB considera uma das conquistas da sociedade brasileira.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A nota, meio ambígua, requer tradução simultânea. A CNBB reconhece o PT já era, porque “a ausência de valores éticos e morais provocou a profunda crise política, econômica e social que estamos atravessando”. E tenta sensibilizar o governo Temer para a necessidade de preservar direitos sociais e políticas públicas. Ou seja, se Temer o fizer, poderá contar com o apoio da Igreja Católica. Simples assim. (C.N.)
09 de setembro de 2016
Deu na Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário