"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 26 de maio de 2015

CHICO CAVIAR, O "SOCIALISTA" DE SEMPRE NUM ABRAÇO FRATERNAL COM O LULARÁPIO




Destaco um trecho da entrevista que Chico Buarque deu ao El País, declarando seu eterno apoio ao lulopetismo. É a prova de que um bom compositor ou um bom músico pode ser ideologicamente estúpido. 

Chico fica na superfície da marquetagem petista: é incapaz de pensar criticamente a situação pós-ditadura. Como a maioria dos chamados artistas - as exceções são raras -, é um homem pré-1989:

Sempre me perguntam quando há eleições. Eu tomo partido e não tenho qualquer problema em declarar isso. Sempre apoiei o PT, agora a Dilma Rousseff e antes o Lula. Apesar de não ser membro do partido, de ter minhas desavenças e de votar em outros candidatos e outros partidos em eleições locais. 


Mas sempre soube que o problema deste país é a miséria, a desigualdade. O PT não resolveu tudo, mas conseguiu atenuar. Isso é inegável. O PT tem melhorado as condições de vida da população mais pobre.

(Na íntegra).


26 de maio de 2015
in orlando tambosi

NOTA AO PÉ DO TEXTO

"O PT não resolveu tudo, mas conseguiu atenuar. Isso é inegável. O PT tem melhorado as condições de vida da população mais pobre."

Há controvérsias...

m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário