"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 26 de maio de 2015

A DECOMPOSIÇÃO DO PT É IRREVERSÍVEL



O Augusto Nunes, um dos grandes jornalistas brasileiros atuando na grande imprensa nacional há um bom tempo, dono de um texto excelente, sem dúvida é uma exceção que dignifica a profissão.

Em sua coluna no site de Veja, Augusto Nunes informa que esteve nos últimos dias em pelo menos três Estados da região nordeste, outrora o bastião inexpugnável do PT. Conferiu in loco a decomposição do partido de Lula justamente numa região onde imperava o voto de cabresto. Pelo andar da carruagem a galera da bolsa família continuará valendo-se dos caraminguás oficiais, mas tudo indica que não irá mais corresponder nas urnas.


Se isso acontecer, não deixa de ser algo auspicioso. Afinal, os recursos da ajuda social são bancados justamente pelos cidadãos perseguidos ostensivamente por Lula e seus sequazes. É possível que os beneficiários dessa ajuda emergencial descobriram que terão de permanecer na eterna miséria de forma a manter o PT no poder.


No final das contas, quem financia o monumental sítio de Lula em Atibaia, seu triplex em Guarujá, enfim, a vida de nababo do Apedeuta e sua corrioloa é, por vias tortas, justamente o extrato mais pobre da sociedade brasileira.
Oxalá esteja eu certo nessa interpretação do fenômeno de decomposição do PT. Vamos aguardar as análises que promete o Augusto Nunes. Por enquanto ele apenas deu um pequeno aperitivo. Leiam:
Nos últimos dias, estive no Ceará, na Bahia e em Mato Grosso. Fui forçado a reduzir o ritmo da coluna, mas valeu a pena. O que vi e ouvi transformou em certeza a suspeita que se dissemina pelo país inteiro desde novembro: a acelerada decomposição do PT vai muito além de São Paulo Paulo. E é irreversível.
Tal constatação será analisada mais extensivamente em posts que também examinarão as causas do fenômeno — e, sobretudo, os efeitos provocados na paisagem política brasileira pela brusca antecipação da agonia da seita acampada no poder há mais de 12 anos.
Não há esperança de salvação para um PT devastado pela perversa mutação genética que mistura corrupção institucionalizada, incompetência administrativa, cegueira econômica, autoritarismo vigarista, descompromisso com valores morais, intolerância e muita sem-vergonhice. Fora o resto.
O partido que ainda ontem pretendia ser o único, quem diria?, logo será um nanico a mais. 

Da coluna de Augusto Nunes/Veja

26 de maio de 2015
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário