"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

PARA ALÉM DA COPA


Talvez a fama de país da impunidade tenha estimulado pessoas indesejadas a vir ao Brasil apesar da restrição. Ou a certeza do comigo não acontece. Quem sabe a aposta na sorte. Entre tantos torcedores, seria impossível identificar os barrados nos estádios. Seja qual tenha sido a motivação, um fato é indiscutível. Todos perderam.
A Polícia Federal impediu (de 12 de junho a 7 de julho) que nada menos de 267 estrangeiros entrassem no território nacional. Procedentes de 26 países, eles caíram na rede por diferentes razões. Alguns eram integrantes de torcidas violentas. Outros, investigados por crimes no exterior. Um, norte-americano, suspeito de pedofilia.

O êxito da operação se deve a planejamento estratégico cuidadoso. De um lado, o intercâmbio de informações. De outro, a integração de policiais internacionais - além dos brasileiros, profissionais de 31 nações que disputaram a Copa do Mundo, de cinco países fora do certame, de integrantes da Interpol, da ONU e de outros organismos mundiais. Reunidos em centro de cooperação em Brasília, foi possível dar agilidade à troca de informações.

Até espertinhos, que conseguiram burlar a vigilância policial nas fronteiras e nos aeroportos, tiveram a alegria interrompida. Descobertos, foram deportados ou intimados a se retirar em prazo determinado. É o caso do italiano que se disfarçou de cadeirante ou do líder barra brava que diz ter visto a partida Argentina x Suíça em São Paulo, disfarçado de torcedor suíço.

Graças aos cuidados, os jogos têm transcorrido com indiscutível segurança. Famílias vãos aos estádios sem medo, com a certeza de usufruir o espetáculo da bola. A guerra se restringe ao campo, disputada por pés e cabeças. As torcidas se manifestam com as armas da civilidade - aplausos e gritos de apoio ou vaia. Nada mais adequado ao espírito esportivo, em que deve imperar a disputa sem dar vez a qualquer tipo de violência.

A contenção da barbárie deve figurar entre os legados da Copa do Brasil. Mas não deve se restringir ao Mundial que ocorre a cada quatro anos. A lição aprendida precisa ser aplicada nos jogos nacionais e internacionais. E torcedores individuais ou integrantes de torcidas organizadas devem ter uma certeza: a violência tem preço. Além da punição penal, a proibição de entrar em estádios onde ocorram disputas.

Com os recursos da tecnologia, a troca de informações e a identificação dos envolvidos em barbáries não constituem tarefa de difícil execução. Basta a vontade de levar o projeto avante. A Copa de 2014 serve de exemplo.

10 de julho de 2014
Editorial Correio Braziliense
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário