"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

O CAPITALISMO MONOPOLISTA DE ESTADO NO BRASIL E O GOVERNO DO PT

       


Em meio ao clima de Copa do Mundo que dominava o Brasil, para a infelicidade de muita gente o mundo não parou. Semana passada tivemos uma importante notícia, fundamental para compreender o que se passa na economia brasileira.

Os grupos educacionais Kroton e Anhanguera se fundiram e agora são uma única megaempresa. Com capital de mais de 22 bilhões e 1 milhão de alunos.
O PT em sua última conferência eleitoral afirmava que vem aplicando (e vai continuar nessa linha) um programa antimonopolista. Mas qual é a verdade?

Os governos do PT foram os mais eficientes atores, depois da ditadura empresarial-militar, no patrocínio e organização do fortalecimento do capitalismo monopolista no Brasil.
Crédito fácil para compras, fusões, aquisições; apoio diplomático, logístico, financeiro e técnico para expansões pela América Latina e África; isenções fiscais escandalosas, transferência de fundos públicos ao capital privado; transferências de tecnologia pública sem custo; megas obras etc. criaram as condições ideias para o surgimento de gigantes “nacionais” com um poder assustador sobre a economia.

Esse novo grupo educacional, que vem se beneficiando de forma escandalosa da transferência de fundos públicos à iniciativa privada, mostra que o processo de monopolização da economia atingi todas as áreas.

CLASSE DOMINANTE

A consequência disso é bem óbvia. Não precisa ser economista ou cientista político para perceber que quanto mais monopolizada a economia, mais poder político e capacidade de controle sobre o conjunto da sociedade a classe dominante atinge. Em caso, por exemplo, de um possível governo popular (como na Venezuela) chegar ao governo federal, seria muito fácil para a classe dominante organizar uma “greve de investimentos” ou uma “retenção de produtos” e provocar um caos social.

Além disso, esses grandes grupos econômicos financiam campanhas políticas, criam ONGs para divulgar o pensamento conservador e liberal (como o Instituto Millenium), articulam redes de cooptação nos aparelhos do estado para garantir seus interesses, comprar sindicalistas, subornam juízes etc. Enfim, transformam seu poder econômico ampliado em maior capacidade de conquistar a hegemonia na sociedade e ocupar espaço nos aparelhos do estado, fortalecendo, é claro, a direita e o projeto burguês dominante.

BÊNÇÃO DO PT

Tudo isso com total “bênção” dos governos do PT. O governo Lula, inclusive, chegou ao ápice disso quando criou o programa do BNDES “Grandes campeãs nacionais”, que tinha como objetivo criar grandes transnacionais brasileiras, estimulando, é claro, o processo de monopolização da economia.
Gigantes como o Grupo Friboi e a Odebrecht são filhas desse processo.

Para além da falsa polarização entre PT e PSDB, o fato é que o PT vem fortalecendo como nunca a classe dominante, enfraquecendo a capacidade de intervenção do Estado na economia e promovendo a hegemonia social burguesa.

Notícias que exemplificam essa política do PT:

http://www.cartacapital.com.br/blogs/outras-palavras/quatro-irmas-assim-atua-capitalismo-brasileiro-8489.html

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/07/fusao-dos-grupos-anhanguera-e-kroton-cria-gigante-da-educacao.html

(artigo enviado por Mario Assis)

10 de julho de 2014
Jones Makaveli

Nenhum comentário:

Postar um comentário