"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 18 de janeiro de 2014

SANATÓRIO (OU SANITÁRIO) DA "POLÍTICA" BRASILEIRA

Vivendo e aprendendo

“Confiamos na competência da presidente para definir os espaços que os partidos aliados merecem ter”.

Henrique Alves, presidente da Câmara e reserva moral do PMDB, sobre a reforma ministerial, ensinando que, na novilíngua da base alugada, “espaço” significa ministério, verba, emprego e cofre.

Poste obediente

“A questão é política e o articulador político desse processo para a montagem dos palanques regionais é Lula”.

Eunício Oliveira, candidato a candidato do PMDB ao governo do Ceará, deixando muito claro que a presidente é Dilma mas quem manda é Lula.
 

Bando unido

“Os tucanos duvidam da solidariedade da militância do PT com Genoino. É porque essa palavra não existe no dicionário do PSDB”.

Emídio de Souza, presidente do PT de São Paulo, sobre as críticas feitas por dirigentes do PSDB ao site criado para arrecadar o suficiente para pagar a multa imposta pelo STF ao mensaleiro José Genoino, ensinando que não a seita companheira não abandona pecadores nem depois de engaiolados.

De mudança

“É uma casa modesta e mobiliada”.

Luiz Fernando Pacheco, advogado de José Genoino, sobre a casa alugada por R$ 4 mil pelo ex-deputado para desfrutar da prisão domiciliar longe das ordens de José Dirceu, xerife da cela na Papuda, e das visitas diárias do companheiro Eduardo Suplicy.

Voluntários da pátria

“O PMDB disse o que queria para a presidente Dilma. Mas, na reforma ministerial, não fará um cabo de guerra nem vai esticar a corda. O Brasil precisa de unidade”.

 Valdir Raupp, presidente do PMDB, garantindo que, em nome dos superiores interesses da nação, o partido qualificado por Ciro Gomes de “ajuntamento de assaltantes” topa até adiar o reajuste do contrato de aluguel.

Bandido irrecuperável

“Para nós, da Ação Penal 470, eu, José Dirceu, José Genoino e o companheiro Delúbio Soares, é fundamental ganhar a eleição porque queremos mostrar que toda essa armação em torno da nossa ação penal é política”.

João Paulo Cunha, deputado federal condenado a nove anos e quatro meses de cadeia por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro, explicando que, se Dilma Rousseff for reeleita, estará provado que o STF é um partido de oposição.

Pensão alimentícia

“Casamento só pode existir se as duas partes quiserem. Se o PT do Rio não quiser continuar casado com o PMDB, paciência”.

Eduardo Cunha, deputado federal pelo PMDB do Rio, sobre a candidatura do petista Lindbergh Farias ao governo fluminense, sem revelar o valor da pensão alimentícia que o cônjuge repudiado vai exigir.
 

O lucro baixou

“O PMDB que elegeu Dilma tinha prestígio, comandava a Saúde, a Integração e as Comunicações. O da reeleição tem visibilidade menor. Diante da força do partido, nossa participação é diminuta. Isso estimula a dissidência e gera uma tensão que nós temos de administrar”.

Henrique Alves, presidente da Câmara dos Deputados e reserva moral do PMDB, revelando que o contrato de aluguel era mais lucrativo no tempo de Lula.

Falta cofre

“O PROS, com 18 parlamentares, tem o Ministério da Integração com Sudam, Sudene e Codevasf. O PP, com 45 parlamentares, tem Cidades e toca o Minha Casa Minha Vida, obras de mobilidade e saneamento. O PT, com cem parlamentares, está na Educação e na Saúde. E o PMDB? Somos 97 parlamentares. Temos Turismo sem Embratur. A Agricultura sem a Conab. A pasta foi mutilada com o programa de distribuição de implementos agrícolas sendo executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário”.

Henrique Alves, presidente da Câmara dos Deputados e reserva moral do PMDB, sobre os critérios usados por Dilma Rousseff na distribuição dos ministérios, reiterando que, na opinião do partido qualificado por Ciro Gomes de “ajuntamento de assaltantes”, é pouco cofre para muita gazua.

Idiotas por toda parte

“As manifestações são pacíficas. Os problemas são derivados da reação de pessoas brancas que frequentam esses lugares e se assustam com a presença dos jovens”.

Luiza Bairros, ministra da Igualdade Racial, sobre os rolezinhos nos shoppings centers promovidos por jovens da periferia, explicando que só os brancos sem cura, principalmente os loiros de olhos azuis, não reagem com aplausos ao espetáculo proporcionado por centenas de adolescentes traduzindo em correrias e berros a alegria de viver no Brasil Maravilha que Lula pariu e Dilma amamenta.

18 de janeiro de 2014
in Augusto Nunes, Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário