"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 18 de janeiro de 2014

AÇÃO PEDE QUE INSTITUTO LULA DEVOLVA ÁREA

Para promotor, cessão de terreno em São Paulo fere interesse público; ex-prefeito Kassab diz que processo foi legal
 
 
Ministério Público afirma que destinação de local para instalação de museu configura um privilégio ilegal
O Ministério Público pediu à Justiça a anulação da cessão de um terreno municipal para a instalação de um museu sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
A área de 4.300 m² na rua dos Protestantes, no centro da capital, foi destinada à criação do memorial sobre o ex-presidente em 2012, na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), mas ainda não foi iniciada a construção.
 
Segundo a ação civil pública protocolada ontem pelos promotores Valter Foleto Santin e Nelson Luís Sampaio de Andrade, a cessão do terreno configura um privilégio ilegal ao líder petista.
 
"Nesse espaço ocorrerá a divulgação da imagem do ex-presidente Lula, que ainda está em intensa atuação política", afirmou Santin.
 
De acordo com o promotor, a destinação da área para o memorial fere o interesse público, pois faltam espaços no município para a instalação de estabelecimentos como escolas e creches.
 
Com recursos privados, já foram abertos na capital dois espaços do Instituto Lula.
 
Os locais são usados por Lula para reuniões com políticos, além de reunir acervo sobre o ex-presidente.
 
Segundo o Instituto Lula, o museu não será exclusivamente sobre o ex-presidente, mas mostrará a história da luta pela democracia no Brasil. O instituto não comenta o caso, pois não teve acesso ao pedido feito pela Promotoria.
 
Já a assessoria de Kassab informou que o processo de cessão foi legal e referendado pela Câmara Municipal.
 
18 de janeiro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário