"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 19 de outubro de 2013

O VOTO SECRETO CONTINUA SECRETÍSSIMO

     
Quando o projeto errado foi deliberada e planejadamente decidido pela Câmara, jornais e televisões retumbaram: “Acabou o voto secreto para a cassação de mandatos”. Para ser mais correto, lembremos que usaram a palavra DERRUBADO, identificando o destino das futuras cassações.

No dia seguinte, escrevi e reafirmo, em dois pontos: 1 – Foi farsa e mistificação, encamparam tudo, só não sei se equivocada ou cumplicidade disfarçada. 2 – Informei: o projeto vai para o Senado, e ficará engavetado, até que se resolva o julgamento do mensalão. Pois a votação da Câmara tinha tudo a ver com o julgamento do Supremo.

DOIS MESES NO SENADO

Não adivinho nada, apenas conheço os meus personagens. Por que Renan agiria corretamente? Ele só ficou apavorado com o povo nas ruas. Olhando para a Câmara e o Senado, os cidadãos gritavam: “Vocês não nos representam”. O que era e continua verdade incontestável.

Mas agora não tem mais validade, os que reivindicavam saíram das ruas, só conseguiram uma vitória, o fim da PEC 37. Ia ser APROVADA, foi RECUSADA por unanimidade. Renan voltou a ser conselheiro íntimo de Dona Dilma, a culpa não é dele, lógico.

Sobre o presidente da Câmara, no momento, nenhuma crítica: ele está em “lula de mel” aos 70 anos. Sua validade merece senão omissão, pelo menos, silêncio circunstancial.

19 de outubro de 2013
Helio Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário