"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 31 de agosto de 2013

VIDEO ESPETACULAR: A TERRA VISTA DO CÉU, COMO SE VOCÊ ESTIVESSE PARADO E ELA, GIRANDO

 

O fenômeno das auroras boreal e austral (faixa verde), visto da Estação Espacial Internacional (Foto: NASA)

Que espetáculo: na foto acima, a faixa de luz verde que se pode ver na parte superior são a aurora boreal nos Estados Unidos e a aurora austral na Austrália – essas “auroras” são uma maravilha que a natureza propicia a nossos olhos graças ao impacto de partículas de poeira espacial e outros elementos, atraídos pela gravidade da Terra, com as camadas mais altas da atmosfera do planeta.
Mais bonito ainda é o vídeo que você pode ver abaixo.

É uma compilação feita pela NASA de imagens da Terra produzidas pela tripulação da Estação Espacial Internacional entre agosto e outubro passados, com uma câmera especial para filmar com pouca luz. Os filmes foram feitos em velocidade muito mais lenta do que aquela em que eles seriam mostrados (o chamado processo time-lapse), de modo a que, quando vistos a uma velocidade normal, o tempo “passa” muito mais depressa.

A maior parte das filmagens foi feita à noite, na Terra. Pode-se ver a intensa luminosidade de áreas como os Estados Unidos, e a densa escuridão ainda reinante na África.

O vídeo dá uma sensação incrível: parece que a Estação Espacial está parada e que, abaixo dela, a Terra gira velozmente.

ASSISTA EM TELA CHEIA




31 de agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário