"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 31 de agosto de 2013

DNA

 
Após a triste sessão do Congresso que garantiu o emprego do deputado Natan Donadon, condenado pelo STF por roubo, cumprindo pena de prisão em regime fechado e com cassação recomendada pela Corte, formou-se uma espécie de consenso de que somente a aprovação da PEC 18/2013, determinando a perda automática de mandato parlamentar, após condenação transitada em julgado, seria capaz de evitar casos semelhantes no futuro. 
 
A urgência da emenda é evidente mas o preocupante é a moléstia de fundo que certamente provém do DNA da classe política e que sempre se manifestará a despeito de qualquer medida que em primeira análise pareça resolver o problema.
 
É necessário um novo código genético que só poderá surgir a longo prazo, mediante pesados e honestos investimentos em educação.
 
O resto é paliativo e inócuo e condenará a sociedade, constantemente sobressaltada e envergonhada, a ter que lidar com investidas de corrupção e corporativismo infame, agravando cada vez mais a endêmica crise de confiança, mãe de todas crises que afetam o País.

31 de agosto de 2013
Paulo Roberto Gotaç é Capitão-de-Mar-e-Guerra, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário