"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

RECADO A JOAQUIM BARBOSA



No jogo da conveniência, o placar registra empate entre os interesses do governo e os do povo, que, como boiada estourada, corre em disparada, sem rumo nem objetivo determinado.

Não sei se nosso país já viveu um período tão difícil e tão confuso como o momento político-administrativo por que passa agora, com tanta roubalheira, tanta mentira e enganação.

Sou favorável e até estimulo os movimentos populares de protesto, mas sem essa quebradeira e bagunça a que estamos assistindo. Se existe alguma coisa que precisa ser quebrada para consertar, isso é o governo…

Penso que esses mascarados que quebram tudo o que acham pela frente podem ser agentes do próprio governo, numa ação diversionista, para que os desprevenidos e mal-informados pensem que é melhor deixar como está para ver como é que fica.
E por que usar máscara? É preciso mostrar a cara e assumir riscos para ter o apoio do povo. Não é com esse fundamento que o povo pede a quebra do sigilo do voto? Pois é…

Era meu desejo falar sobre a posição do Brasil quanto à espionagem dos Estados Unidos sobre a vida dos brasileiros, mas vou deixar para depois, pois preciso verificar uns dados, principalmente porque tudo leva a crer que essa espionagem tem como alvo a ação do santo ex-Luiz, já que o governo norte-americano acredita que um de seus objetivos é transformar a América do Sul em uma república socialista, nos termos da falida União Soviética, que deixou aqui chorosos pensionistas.
O governo brasileiro faz de conta que protesta, por medo das revelações, não por patriotismo, já que guerrilheiros e terroristas não têm pátria.

FALTA DE MODOS…

Também pretendia falar do julgamento do mensalão pelo Supremo, mas, da mesma forma, fica para depois, em virtude do meu espaço aqui. Todavia, não posso deixar passar em branco a falta de modos do ministro Joaquim para com seu colega Lewandowski.
A expressão certa é “falta de educação” do ministro presidente, que, às vezes, esquece que o plenário do egrégio Supremo não é arquibancada de jogo de futebol.

A posição de Joaquim como relator do mensalão foi notável e nunca será esquecida, mas ele precisa conter seu gênio para não melar esse jogo. Ponha os ladrões na cadeia, mas sem dar motivo para deixarem as portas abertas…
O povo, que está nas ruas, não vai engolir mais essa e já quer saber o que são os tais “embargos infringentes”. Eu também fiquei em dúvida, mas quem sou eu para duvidar das Excelências do Supremo? Fica apenas a dúvida: pode o Regimento Interno do STF sobreviver a uma lei ordinária, que, na sua especialidade, veio para regulamentar a Constituição de 88?

Explico: o Regimento Interno do STF é lei e admite a interposição de embargos infringentes nas ações penais, mas essa lei é anterior à atual Constituição, que não a recepcionou. Nesse caso, é claro que prevalecerá a Lei Maior, a Constituição. Esta é a lição do dr. Lenio Streck, procurador de Justiça do Rio Grande do Sul, doutor e pós-doutor em direito.

(transcrito de O Tempo)

22 de agosto de 2013
Sylo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário