"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

NOVAS DIGITAIS NO ESCÂNDALO SIEMENS-ALSTON

Escândalo Siemens-Alston pode alcançar Itaipu e Eletronorte, sob a batuta de Sameck e Ademar Palocci

Efeito retardado – O caso do cartel liderado pela alemã Siemens, criado para fornecer trens para o Metrô de São Paulo e a CPTM, começa a perder espaço na mídia.

E isso acontece porque ao Partido dos Trabalhadores, que se empenhou para atingir os adversários políticos, o assunto não mais interessa porque as investigações foram muito além do que a “companheirada” imaginava.

Há dias, o ucho.info publicou matéria em que desafiava o Partido dos Trabalhadores, que continua acreditando a derradeira salvação da humanidade, a abrir a contabilidade da parcela brasileira da Usina de Itaipu, a caixa preta petista que faz inveja à da deusa grega Pandora.

Além de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, a Siemens e a Alston recheiam o cardápio de investigações sobre superfaturamento em dois redutos petistas: Itaipu e Eletronorte.
A diretoria brasileira da binacional Itaipu é comandada, desde 2003, por Jorge Sameck, homem de confiança do lobista de empreiteira Lula. Sameck é do tipo “bateu, levou”, mas perde o controle quando alguma investigação se aproxima das Cataratas do Iguaçu. Uma devassa nas contas verde-louras da hidrelétrica pode revelar quem é quem no jornalismo nacional.

De acordo com o jornalista Leandro Mazzini, outro reduto petista que pode sucumbir na esteira do escândalo Siemens-Alston é a Eletronorte. No timão do imbróglio estaria ninguém menos que Ademar Palocci, irmão do não menos polêmico Antonio Palocci Filho, algoz do caseiro Nildo e também especialista no milagre da multiplicação.
Para quem não se recorda, Ademar Palocci foi denunciado ao Ministério Público de Goiás pelo ex-companheiro de governo, e também de partido, Hélio Moreira Borges, que em depoimento afirmou que “desde 2000 o PT goiano usou dinheiro de origem incerta em campanhas eleitorais”.

Esses desdobramentos explicam o recuo da imprensa amestrada no caso da investigação do suposto cartel, cujas informações sigilosas foram vazadas pelo Cade, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e presidido pelo petista Vinícius Duarte de Carvalho.

22 de agosto de 2013
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário