"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

FORÇAS ARMADAS NOS PRESÍDIOS: DECISÃO PERIGOSÍSSIMA!

A Folha de São Paulo divulgou matéria no Uol, em 17.01.17, informando que o presidente da república devera autorizar o uso das Forcas armadas para revistas nos presídios.

Isso pode ser demagogia ou ingenuidade bem intencionada de inexperientes em gestão. Não se devem usar equipes especializadas em tarefas de rotina, pois perdem o foco. Equipes de elite sentem-se desmotivadas quando isso ocorre.

E colocar as forcas armadas, que são formadas em patriotismo e dever com a Nação em contato com instituições corrompidas e corruptoras é perigosíssimo.
Já foi tentado no México e foi um desastre (ou acidente...) pavoroso!

Já foi errado usar as Forcas Armadas em contratos com as empreiteiras, ou para transportar milho ou fazer cisternas, ou para controlar armas. As tentações são fortes!

No máximo é admissível usar em ações de guerra, como invadir uma comunidade controlada por bandidos e possibilitar a ocupação pela policia. É até um treinamento para a guerra moderna.

Melhor usar as tropas no policiamento de locais públicos, como nas olimpíadas, e liberar policiais para ações de policia nos presídios. E por no máximo seis meses. E nunca usar tropas de elite.

E criar uma CPMF sem aumento da carga fiscal (gerando um credito fiscal), para rastrear as movimentações financeiras atípicas.

E mudar a constituição e considerar crimes de guerra não são praticados só por estados estrangeiros, mas por entidades criminosas paraestatais...



17 de janeiro de 2017
José Carlos Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário