"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

CRISTOVAM BUARQUE NÃO ACEITA CANDIDATURA ÚNICA PARA A PRESIDÊNCIA DO SENADO


Resultado de imagem para cristovam buarque
Eunício sequer apresentou propostas, reclama Cristovam
Depois que o nome do excelente senador paraibano Raimundo Lira desapareceu do noticiário político como candidato à presidência do Senado, Cristovam Buarque (PPS-DF) encaminhou uma carta aos demais colegas pedindo que o PMDB apresente mais opções de pretendentes à chefia da Casa e declarou desconhecer, até agora, as propostas do único concorrente, o peemedebista Eunício Oliveira, do Ceará.
“Além da responsabilidade dessa escolha, chegamos à data da eleição sem sabermos quais serão os candidatos, nem quais propostas eles apresentarão”, enfatizou o representante do Distrito Federal no documento divulgado sexta-feira.
“É natural que o próximo presidente pertença aos quadros do partido majoritário. Mas seria também natural que esse partido nos ofereça alternativas como em 2015, quando, além do senador Renan Calheiros, tivemos o nome alternativo saudoso senador Luiz Henrique, ou que o PMDB nos apresentasse um só nome, desde que nos indicando o processo de sua escolha interna e qual programa que este candidato apresentaria em nome de todos do partido, a agenda para o senador servir ao Brasil, neste momento tão especial”.
OUTROS CANDIDATOS – O senador afirma que, caso não se apresentem outros concorrentes, “o PMDB deve esperar por candidatos de outros partidos, como Randolfe Rodrigues, em 2011, ou Pedro Taques, em 2013, ou até mesmo se preparar para votos em branco, o que certamente desgastará o mandato do próximo presidente, mas poderá demonstrar que os senadores estão conscientes e atentos ao processo, que não estão alienados nem submissos”.
Ao tomar conhecimento da mensagem de Cristovam, o senador Lasier Martins, do PDT do Rio Grande do Sul, declarou apoio incondicional à proposta, afirmando: “Nós temos que ter alternativa para a presidência. (Eunício) É um candidato silencioso, um candidato do Renan.Precisamos ter alternativas e, no mínimo, saber quais as propostas que devemos ter até agora com alternativas. Não é possível continuar com essa história de Sarney para Renan e Renan para Sarney e agora para Eunício e o país parado e precisando de reformas e de projetos importantes”.
EUNÍCIO RESPONDE – Pré-candidato à presidência do Senado, Eunício Oliveira respondeu à carta,alegando que a “tradição e o regimento da Casa dispõem que o maior partido em número de senadores tem a preferência na indicação do presidente do Senado”. “Portanto, cabe ao PMDB essa escolha. Neste momento é preciso aguardar a reunião dos senadores peemedebistas, que será realizada em data a ser anunciada em breve”, disse, declarando que só depois da indicação oficial do partido apresentará suas propostas.

17 de janeiro de 2017
José Carlos Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário