"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 25 de junho de 2016

QUERMESSE BOLIVARIANA EM MARICÁ

Lula levou a sério o parecer de Eduardo Paes, caiu fora da quermesse bolivariana e não deu as caras em Maricá
Com o sumiço da estrela maior, a plateia do Festival Internacional da Utopia teve de contentar-se com Suplicy, Jandira Feghali, Jean Wyllys e outros figurantes

Festival da Utopia - 22 a 26 de Junho em Maricá - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=osr2ycn5gpo
6 de jun de 2016 - Vídeo enviado por Festival da Utopia
Festival da Utopia - 22 a 26 de Junho em MaricáFestival ... Veja o vídeo que a Prefeitura de Maricá ...

Os organizadores do I Festival Internacional da Utopia, patrocinado pela prefeitura de Maricá, resolveram abrir o desfile de atrações programado para a Tenda dos Pensadores com a apresentação conjunta de uma celebridade internacional e da estrela maior do evento. Na quarta-feira, ao lado da cubana Aleida Guevara, Lula reprisaria ─ de graça ─ a palestra que antes da Lava Jato custava 400 mil dólares. Mas o ex-presidente não deu as caras por lá. E tanto a plateia quanto a filha mais velha de Che Guevara mal disfarçaram a frustração com a dupla escalada para substituir o grande ausente.

Depois da apresentação de Aleida, os discípulos que estavam lá para ouvir a palavra do mestre foram consolados pela declaração de guerra ao imperialismo ianque berrada por João Pedro Stédile e por uma discurseira do prefeito Washington Quaquá, patrocinador do encontro de utópicos. Quaquá explicou que, por ter sido concebido para discutir alternativas para o capitalismo, “é obvio que o festival ganhou características de resistência ao golpe”. Em seguida, tentou inutilmente animar os companheiros gritando o previsível “Fora, Temer!”

A abertura anêmica puxou a procissão dos coadjuvantes de quinta categoria e veteranos canastrões que passaram nos dias seguintes pela Tenda dos Pensadores. A deputada Jandira Feghali, por exemplo, discorreu sobre a modernidade do PCdoB. O deputado federal Jean Wyllys celebrou o crescimento do PSOL e condenou à danação eterna os preconceituosos que não dão sossego a minorias majoritárias. O ex-senador Eduardo Suplicy reiterou que descobriu há muito tempo a cura para todos os males do Brasil. Chama-se Renda Mínima.

Embora o resto do Brasil ignorasse o que aconteceria em Maricá, o filme que divulgou o festival (acima) garantiu que a cidade fluminense seria o palco de uma espécie de Woodstock bolivariano, com muita música boa, muita dança moderníssima, muita arte revolucionária, além de esclarecedoras discussões entre jovens engajados e experientes pensadores, unidos na perseguição a um mundo melhor. O vídeo abaixo, que registra alguns momentos do primeiro dia, informa que a promessa dificilmente seria cumprida.

Os organizadores da quermesse esquerdista ainda acreditam que, neste sábado, Dilma Rousseff apareça em Maricá para encerrar o festival com uma caminhada pela cidade governada por Quaquá. Mas a presidente despejada do Planalto decerto seguirá o exemplo de Lula, que atribuiu o sumiço a vagos “compromissos em Brasília”. Muito mais provável é que tenha lembrado o que ouviu de Eduardo Paes em março deste ano.

Numa conversa grampeada pela Polícia Federal, o prefeito do Rio premiou o amigo Lula com um surto de sinceridade. “O senhor é uma alma de pobre”, disse Paes no meio da ligação, ao entrar na história do sítio que Lula jura não ter em Atibaia. “Eu falo o seguinte: imagina se fosse aqui no Rio esse sítio dele, não é em Petrópolis, não é em Itaipava. É como se fosse em Maricá. É uma merda de lugar, porra”.

Lula parece ter levado a sério o conselho de Paes.

I Festival Internacional da Utopia Maricá (RJ) | 2016 - Dia 1 - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=jgyDlch9rpo
3 dias atrás - Vídeo enviado por Brasil de Fato
Reunir pessoas que acreditam e lutam por um mundo melhor é o principal objetivo do 1º Festival ..


25 de junho de 2016
in Augusto Nunes, VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário