"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

UM DIA NA VIDA DO PAÍS MARAVILHA DE DILMA, QUE DEIXOU DE EXISTIR DEPOIS DA ELEIÇÃO

• A economia brasileira dá sinais de que a recessão econômica é maior do que a esperada pelos especialistas. A queda da atividade em abril foi de nada menos que 0,84%, nos cálculos do Banco Central. É mais que o dobro da expectativa dos economistas do mercado financeiro.

• O Brasil fechou 115.599 vagas formais de trabalho em maio, mostrou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira. É a primeira vez em que as demissões superam as admissões em um mês de maio desde 1992.

• O total do pessoal assalariado na indústria caiu 5,4% em abril deste ano em comparação com abril de 2014. É o 43º resultado negativo seguido neste tipo de comparação e o mais intenso desde setembro de 2009, quando os empregos na indústria recuaram 6,1%.

• Pressionada pelos preços de alimentos e despesas pessoais, a prévia da inflação oficial brasileira acelerou ainda mais em junho, acima do esperado e a maior taxa para esses meses em quase duas décadas, deixando mais complicada a tarefa do Banco Central de manter sob controle as expectativas de alta de preços.

• O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta sexta-feira que os desembolsos da instituição despencaram 20% entre janeiro e maio deste ano. A procura por crédito caiu.

• O sonho de ganhar dinheiro ficou, de fato, mais caro. Isso porque, desde maio, a Caixa Econômica Federal implementou um reajuste de até 100% nos preços de jogos de loterias. A aposta mínima (de seis números) da Mega-Sena, por exemplo, passou de R$ 2,50 para R$ 3,50.



22 de junho de 2015
Ricardo Noblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário