"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

EM VEZ DO AJUSTE FISCAL, UM AJUSTE SOCIAL


Divulgada ontem, mais uma pesquisa do Datafolha surgiu desastrosa para o governo, o PT, Dilma e Lula. Eles perderam a credibilidade, depois de terem perdido a popularidade. Em termos da próxima sucessão presidencial, o Lula perde para Aécio Neves por 10 pontos, um alento para o tucano que vinha sofrendo erosão no ninho, por conta dos paulistas empenhados em Geraldo Alckmin.
Junte-se aos números o recente desabafo do primeiro companheiro a um grupo de religiosos e se terá a receita do naufrágio dos detentores do poder. Será o fim, caso não consigam dar a volta por cima, recuperando-se e fornecendo as boas notícias que Madame não conseguiu dar desde que reeleita, conforme diagnóstico do Lula.
Qual poderia ser essa boa notícia entre as dez más, elencadas pelo ex-presidente? Seria possível estancar a inflação, reverter o aumento do desemprego, das tarifas de luz, água, do preço dos combustíveis, dos alimentos e dos impostos? Pelo menos a atualização dos salários, bem como a preservação do seguro desemprego, do abono salarial e das pensões das viúvas. Que tal o reconhecimento de que é possível sair da recessão crescendo, jamais impondo mais sacrifícios ao trabalhador e às categorias menos favorecidas?
Só que não será, nunca, com Joaquim Levy e sua turma. Nem com o PT esquecido de sua pregação inicial, dos tempos da fundação, hoje empenhado no futuro financeiro de seus líderes. Boa notícia realmente seria o segundo governo Dilma começar a reconhecer que vai mal, que não se apresenta à opinião pública nem dialoga com o trabalhador. Madame precisaria aposentar a bicicleta, por alguns meses, dedicando-se a viajar pelo país e sentir, ao vivo, as causas do fracasso de seu governo.
SEM DISCURSO E SEM INICIATIVA
Em suma, a pergunta que não quer calar limita-se a saber por quanto tempo mais a presidente da República se manterá sem discurso e sem iniciativas sociais, fechada em torno das propostas de uma equipe econômica retrógrada e aferrada aos postulados do neoliberalismo. Essa fórmula é letal para países como o nosso. Em vez de ajuste fiscal, por que não ajuste social?
O festival de roubalheira que assola o poder público e as elites financeiras oferece a cada dia um novo episódio mostrando como faz falta o retorno do PT às suas origens. Ou, pelo menos, um novo ministro da Fazenda…

PT SE TORNOU UMA TORRE DE BABEL, NINGUÉM SE ENTENDE

Sylo CostaO Tempo
De acordo com as Escrituras, a Torre de Babel foi uma construção idealizada pelo homem para alcançar o céu. Mas, a certa altura da empreitada, por ação de Deus, a linguagem dos homens se confundiu de tal forma que ninguém mais entendeu ninguém. E assim, por falta de entendimento, a construção foi interrompida. Essa tática de Deus parece se repetir agora com o PT…
Ninguém aguenta mais tanta mentira, tanta desonestidade e tanta falta de vergonha, de tanta gente que se acha importante. Preste atenção: qual é a pauta em discussão hoje no Brasil? Corrupção geral e futebol corrupto, além da questão da maioridade.
Há dez anos discutimos o mensalão, até quando isso irá? Antes de acabar um escândalo, aparece outro maior. Agora, o petrolão. Antes de acabar este, aparece o tal de Zelotes. E o país entretido com futebol e assuntos dispersivos, como maioridade, paradas gays, nome que acharam para viadagem, termo considerado homofóbico. Ou liberdade de expressão só existe para quem está de acordo com essa onda de bichismo?
OPÇÃO SEXUAL
Respeito é bom, e eu gosto, como gosto também do papa Francisco, só não entendo certas posições suas, tidas como liberais, mas que me confundem. Por exemplo: a ideia de que todos são filhos de Deus e não pode existir discriminação na Igreja de Pedro por causa de opção sexual. Sim, mas ele não aceitou as credenciais do embaixador da França junto ao Vaticano porque o cara é uma bicha…
Há poucos dias, tive de me retirar de um cinema porque reclamei de dois marmanjos que se enroscavam a meu lado. Reclamei e recebi a resposta: os incomodados que se retirem… Contei até dez e resolvi me mandar, mas me arrependi: tive dor de cabeça de raiva por não poder quebrar o pau, mas já não tenho condições físicas para isso… Condições físicas e direitos, é bom que se diga.
A Câmara Federal acaba de aprovar a manutenção da obrigatoriedade do voto, e, assim, quem tem 16 anos pode e deve votar. Por que, então, a incoerência? Aos 16 anos o adolescente já tem discernimento para escolher nossos governantes entre vivos e vivaldos, e não tem para não matar ou roubar?
JUNTA MÉDICA
Minha opinião é parecida com a legislação adotada por alguns dos Estados americanos: cada caso é um caso. O menor matou? Antes de ser julgado ou não, terá de passar por uma junta médica que atestará se ele, o criminoso, tem discernimento. Só menores de 12 anos estariam sujeitos à legislação especial. Aqui, um galalau de 17 anos e 10 meses mata, como foi o caso do assassinato do médico na Lagoa, no Rio, e não pode ser condenado por que é “di menor”…
Gente, o país está pegando fogo, e os responsáveis pelo incêndio continuam fazendo cara de paisagem para o problema, enquanto o ex-Luiz, solto, mentiroso confesso e analfabeto, fatura mais de R$ 1 milhão da Odebrecht por palestras proferidas, naturalmente, para autistas convenientes. Até quando o povo brasileiro suportará esse estelionato?

22 de junho de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário