"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

JUSTA HOMENAGEM

Milhares de torcedores comparecem ao Estádio da Luz para a última volta olímpica de Eusébio

eusebio_01Mais de 10 mil pessoas comparecerem ao Estádio da Luz, em Lisboa, para prestar a última homenagem a Eusébio, o Pantera Negra, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos.

Os torcedores protagonizaram uma salva de palmas ainda antes de o corpo do ídolo do futebol português adentrar ao gramado para cumprir o seu desejo.

O de dar uma volta olímpica no estádio que ele costumava chamar de “minha casa”.
A antiga estrela do Benfica morreu na madrugada de domingo (5) em decorrência de parada cardiorrespiratória. Eusébio já apresentava problemas de saúde desde quando foi internado, em junho de 2012, no Hospital da Luz, na sequência de acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu na Polônia, onde acompanhava a seleção portuguesa no Campeonato da Europa de futebol.

O governo português decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-jogador Eusébio, informou à agência Lusa um integrante do gabinete do primeiro-ministro. Além das muitas homenagens que recebeu no Estádio da Luz, Eusébio foi reverenciado por muitas personalidades da política portuguesa, pois o ex-jogador do Benfica levou a imagem de Portugal a todos os cantos do planeta, atuando como verdadeiro embaixador da Terra de Camões.
O felino da bola
Eusébio da Silva Ferreira nasceu em Lourenço Marques (atual Maputo), Moçambique, a 25 de janeiro de 1942, mas foi em Lisboa que se tornou uma das maiores estrelas do futebol mundial, sempre vestindo a camisa do melhor Benfica de todos os tempos, dentro e fora das fronteiras lusas.

Em 313 jogos defendendo p Benfica, Eusébio marcou 319 gols, aos quais se juntam outros 97 na Taça de Portugal. Pelo Benfica, o “Pantera Negra” foi campeão europeu em 1961/62 e representou a seleção portuguesa em 64 ocasiões, tendo balançado a rede adversária em 41 ocasiões.

Eusébio foi eleito o melhor jogador da Europa em 1965 (Bola de Ouro), “coroando-se” um ano depois como melhor marcador do Mundial de 1966, com nove gols marcados. Ao “Pantera Negra” só faltou conduzir Portugal ao título de campeão mundial nesse ano, ficando para a posterioridade as suas lágrimas no jogo em que a Inglaterra derrotou os portugueses, que acabaram por ficar classificados no terceiro lugar.

A alcunha de ‘Pantera Negra’, que lhe foi atribuída pelo jornalista inglês Desmond Hackett, simbolizava bem o seu estilo felino de jogar. O futebol começou a ser uma arte nos pés de Eusébio quando ele tinha 15 anos e ainda jogava no “Brasileiros Futebol Clube”, em Moçambique.

06 de janeiro de 2014
ucho.info
(Com informações do Correio da Manhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário