"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

VALE A PENA LER DE NOVO, RODRIGO

 
 
Muitos comentaristas registraram a carta aberta do blogueiro da Veja, Rodrigo Constantino, para a Senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), onde este fazia críticas duras à mudança de partido e a uma suposta adesão incondicional à base do governo. A carta pode ser lida aqui. Não comentei, apesar de provocado, por discordar da maior parte do seu conteúdo, pois sempre entendi e venho afirmando isto no blog, há mais de um ano, que a aproximação de Kátia Abreu com o governo é em função da sua liderança no agronegócio. É o que ela reafirma em carta-resposta que enviou ao blogueiro, que pode ser lida clicando aqui.
 
No entanto, não posso deixar de ver novos equívocos no comentário colocado pelo blogueiro, logo abaixo da carta publicada, porque distorce o que nela está escrito. Kátia Abreu afirma:
 
"Por honestidade e coerência, devo admitir que a atual presidente está levando a cabo uma agenda na qual me reconheço. Não se trata, aqui, de adesão incondicional, e sim do reconhecimento pessoal à presidente que fez pela agropecuária do país, em dois anos e meio, mais do que seus antecessores fizeram em duas décadas."
 
No comentário de Rodrigo Constantino, ele faz uma leitura diferente:
 
Sua adesão não é incondicional, diz, mas reconhece que Dilma fez mais do que foi feito nas últimas duas décadas. E esse é o resultado geral? Essa quase estagflação? Investidores estrangeiros jogando a toalha?
 
Não é o que a senadora afirma. Ela restringe a afirmação ao que Dilma fez pelo agro e isto está claro em todo o texto. Pior: é verdadeiro, porque a presidente teve a esperteza política de praticamente entregar a condução da política agrícola do Brasil para Kátia Abreu. E ela é mais do que política: é uma técnica de mão cheia e de talento reconhecido no mundo inteiro. Fica o registro. Continuo nutrindo grande admiração por Kátia Abreu, uma política acima da média, esteja onde estiver. Uma senadora do Brasil. Assim como considero Rodrigo Constantino um grande defensor da democracia, do estado de direito, da segurança jurídica, enfim, dos mesmos valores defendidos pela senadora na sua vida pública e na carta-resposta a ele enviada.
 
17 de outubro de 2013
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário