"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

DIFÍCIL DE ENTENDER


 
Tudo que é muito fácil demais não tem graça. Quem foi o sádico que disse essa frase tão infeliz? Por qual motivo ter prazer em sofrer?
 
Aliás, o sofrimento é sinônimo de paixão. Logo, estamos apaixonados pelo trânsito, filas, contas a pagar, gente mal educada e marmita com salsicha no fim do mês.
 
Por falar em salsicha, alguém sabe como é feita? É melhor não comentar ou pode gerar um processo da ANVCQ (Associação Nacional de Vendedores de Cachorro Quente).
 
Quente mesmo está o planeta com as consequências do aquecimento global. Ao mesmo tempo temos chuvas, tempestades terremotos, tudo em resposta ao abuso de gente sem caráter, sem educação e sem escrúpulos.
 
Escrúpulo significa a consideração ética ou moral que inibe uma ação a ser realizada. Imagine ter uma vontade de furar o olho de algum inimigo. Isto não acontece porque tem o tal de escrúpulo buzinando no seu ouvido. É como se fosse o Grilo falante do Pinóquio. Existem várias morais na história do Pinóquio, uma delas deve estar relacionada ao fato de prejudicar o próximo. E por mais longe que estiver o próximo, uma hora ele poderá se aproximar cobrando com juros e correção.
 
Então nossos pequenos sofrimentos não apareceram do nada. São consequências de algum débito que temos a pagar.
 
Poxa, que coisa chata! Pagar, pagar, pagar. E receber nunca? Possivelmente há muito a receber, o problema é encontrar onde deve ser feita a cobrança. A burocracia divina detona o sonho de conseguir as coisas da maneira mais fácil. Fácil por meios lícitos, obviamente.
 
Existem muitos que adoram cortar caminho e ganhar a corrida trapaceando e mentindo. Só que ao mentir como o Pinóquio, nem o Dr. Hollywood vai dar um jeito nesse nariz.
 
Então enganar todo o sistema social para conseguir um benefício parece ser um caminho bem chamativo. Assim fica fácil! Ou melhor, assim é covardia.
 
Ninguém gosta de sofrer, mas o pior sofrimento é ver que alguém “pior do que você” conseguir se dar bem porque entendeu a graça daquilo que é fácil demais.

17 de outubro de 2013
Fabrizio Albuja é Jornalista e Professor Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário